TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestaão De Pessoa

Pesquisas Acadêmicas: Gestaão De Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  9.374 Palavras (38 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 38

Súmario

A importância de Um Recrutamento e Seleção de Pessoas Eficaz ...........................4

Conceitue Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos..........................4

Justificativa da contratação..................................................................................................................6

CONCEITO DE CARGO .................................................................................................................7

CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS........................................................................ .........................................8

Especificações Do Cargo ........................................................................................................................9

ENTREVISTA DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS .......................12

CONCLUÇÕES...............................................................................................17

RELATORIO.....................................................................................................20

BIBLIOGRAFIA...............................................................................................28

RESUMO

Neste trabalho a equipe elaborará uma proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos para a empresa fictícia Brasil Confecções, teremos a oportunidade de justificarmos a relevância da gestão de pessoas, bem como apresentaremos e sugeriremos as possíveis ferramentas a serem utilizadas no referido processo.

Veremos a importância de um recrutamento e seleção de pessoas eficazes para a organização com base no Mercado de Trabalho e no Mercado de Recursos Humanos, aprenderemos como levantar todos os detalhes da vaga para facilitar no recrutamento e entrevista, depois para seleciona-lo passando para o momento da contratação de uma pessoa certa para ela, Estudaremos sobre os aspectos legais da empresa e o novo direito empresarial, juntamente com os conceitos básicos do Direito empresarial e sua função social.

Palavras - chaves: Recrutamento e Seleção – descrição de cargo, seleção por competências, entrevistas e dinâmicas.

Um analista de recursos humanos não consegue cuidar do bem estar social dos funcionários. Ele trabalha apenas a parte tecnica e burocrática de um RH. para que se possa trabalhar as pessoas e família dos funcionários é necessário a contratação de um Assistente Social e um Psicólogo. Os três juntos irão formar uma equipe multidisciplinar na qual cada um desempenha o seu papel com o objetivo de deixar o funcionário sem preocupações, para apenas trabalhar com qualidade e eficiencia, trazendo assim, mais lucro para a empresa.

O analista de RH irá cuidar da parte burocrática deste funcionário dentro da empresa e as vezes fora dela qndo necessário, como por exemplo no sindicato de sua categoria. O assistente Social vai cuidar de sua família, pois qndo o funcionário não tem problemas em casa, ele se concentra totalmente no trabalho que desempenha e o psicólogo vai trabalhar o funcionário caso ele necessite de algo ou esteja passando por alguma dificuldade individual, tanto dentro da empresa ou fora dela.

A importância de Um Recrutamento e Seleção de Pessoas Eficaz

- Uma Necessidade Que Se Faz a Cada Dia Mais Estratégica e Complexa

As empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente estonteante, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc. Na verdade, o consumidor de hoje é uma pessoa dotada de um poder decisório que até então, na história do homem moderno, nunca se tinha visto ou imaginado. O poder de barganha do consumidor do terceiro milênio é capaz fazer de sua empresa a mais admirada do mercado, como também pode fazer com que ela conheça um grande fiasco empresarial.

Ainda, por outro lado, a concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado.

Por força dessas variáveis listadas acima, o empresariado mudou muito sua forma de recrutar pessoas.

No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto.

Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.

E o que faz a diferença hoje na hora da contratação?

As áreas de recursos humanos nos dias de hoje, além de exigir competência técnica dos candidatos, procura pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa que demanda a vaga.

Hoje o profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

E o que faz a diferença hoje na hora da contratação?

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais. Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação.

Para tal, o profissional de recursos humanos deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pragmático. Estes cuidados passam por:

Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;

Conhecer os pré-requisitos da vaga em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com