TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Educacional

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1] 

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA

NOME DO ALUNO 1- Eliana Monteiro Santos     RU 1123180      TURMA 2014/08

NOME DO ALUNO 2- Maria Eliane Garcia          RU 1124333      TURMA 2014/08

NOME DO ALUNO 3- Michele Cristina Campioni RU 1116064      TURMA 2014/08

PORTIFÓLIO UTA GESTÃO EDUCACIONAL

FASE II

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

[pic 2] 

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA

NOME DO ALUNO 1- Eliana Monteiro Santos     RU 1123180      TURMA 2014/08

NOME DO ALUNO 2- Maria Eliane Garcia          RU 1124333      TURMA 2014/08

NOME DO ALUNO 3- Michele Cristina Campioni RU 1116064      TURMA 2014/08

PORTIFÓLIO UTA GESTÃO EDUCACIONAL

FASE II

Atividade de Portifólio, apresentado a UTA Gestão Educacional, Fase II, no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Local : Terezinha de Lourdes Bertuzzo

PAP: São José dos Campos ITS – SP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

[pic 3]

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Nos textos analisados vejo em comum a busca do homem pelo conhecimento e pela conquista, Cláudio Naranjo diz "A educação não educa. É uma fraude. Não se deve confundir instrução com educação”, ele insiste que hoje a facilidade de informações que os jovens têm atrapalha no desenvolvimento e aprendizado e trabalhando com o desenvolvimento do amor, à melhora da qualidade de vida e da capacidade de ajuda psicoespiritual e cada vez mais ele trabalha para os educadores envolverem-se nesse processo.

A idéia de Naranjo é voltada a educar a consciência humana. Ou seja, começar a educar os mais jovens para ter a consciência desejada quando formados intelectualmente. Só assim, eles podem mudar o mundo e a educação.

O eixo central de sua pesquisa é o tempo gasto por estudos na infância e juventudes com números excessivos de matérias pesadas. Em como solucionar o ensino, é o seu papel, rebatendo o preceito de educação moderno dito como 'Catedrática'.

Um dos métodos a formação de professores com amor e carinho aos alunos. Como afirma em sua entrevista o ato educacional atual: “É uma aberração ocupar todo o tempo da criança com informações tão distantes dela”

Um profissional engajado em ajudar a descobrir a vocação de nossos alunos. O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como geografia ou matemática.

Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando. Qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais. O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento o professor tem ajudado o estudante a escolher o caminho que quer seguir e que os demais professores ensinam como o estudante deve fazer para trilhar este caminho.

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma resumida como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolve competências e mudam o comportamento.

As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos.

O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar

[pic 4]

novos métodos visando à melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.

O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando apenas que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social.

Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

Pensar um novo formato de escola é sempre um trabalho de imaginação pedagógica e sociológica. Mesmo que inspiradas em experiências concretas, tal reflexão é um exercício de criatividade e extrapolação.

A escola para exercer a sua função social precisa ter uma participação ativa e constante na vida do bairro ou da cidade onde se encontra. A escola precisa estampar uma imagem positiva para justificar sua existência no lugar que se encontra.

A formação das novas gerações é fruto de complexas ações, intencionais ou não, localizadas em práticas ou em instituições sociais, das mais fragilizadas; como hoje nos parecem à família e as organizações comunitárias, e, no caso brasileiro, a própria escola, às mais fortalecidas como os atuais meios de comunicação.

A educação escolar incorpora os elementos mais significativos do projeto da modernidade, tanto aqueles aparentemente cumpridos – como o conhecimento a serviço do bem estar humano, quanto os obsoletos – como a pretensão de homogeneização cultural a partir de uma visão etnocêntrica.

Está ao nosso derredor e em nosso coração um dos maiores fracassos da modernidade; a igualdade de oportunidades. Além do mais, tem encarnado o desvincula mento entre o saber e o uso que dele se pode fazer, ou seja, entre conhecimento e vida.

[pic 5]

PRÁTICA INTEGRADORA

 O conceito mais tradicional encontrado para a definição de educação integral é aquele que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também na compreensão de um sujeito que é sujeito corpóreo, tem afetos e está inserido num contexto de relações. Isso vale dizer a compreensão de um sujeito que deve ser considerado em sua dimensão biopsicossocial.

Escola de tempo integral refere-se à organização escolar na qual o tempo de permanência dos estudantes se amplia para além do turno escolar, também denominada, em alguns países, como jornada escolar completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (488.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com