TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herbicidas

Tese: Herbicidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  7.185 Palavras (29 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 29

Herbicidas recomendados para a cultura de Soja

Acetochlor (Nome comercial: Fist)

É herbicida do grupo químico acetamida cujo mecanismo de ação não é totalmente conhecido, porém sabe-se que envolve inibição da síntese de lipídeos e proteínas (Ahrens, 1994). É recomendado na cultura de soja, em pré-emergência de plantas daninhas e da cultura. No preparo convencional, deve ser aplicado no máximo três dias após a última gradagem, logo após a semeadura, com o solo livre de torrões, de restos culturais e com adequado nível de umidade. É absorvido pelas partes emergentes (coleóptilo, hipocótilo e epicótilo), com translocação aposimplástica. Possui rápido metabolismo em plantas de soja por meio da conjugação com glutationa (GSH). Como sintomas, observa-se que algumas plantas sensíveis não emergem e que aquelas que conseguem emergir apresentam o coleóptilo enrolado e malformado. É recomendado em doses de 1,8 a 3,6 kg i.a. ha-1. Controla com eficiência espécies gramínea e algumas folhas largas, como guanxuma, picão-branco, trapoeraba e caruru. Em solos com matéria orgânica maior que 5% ou com elevadas infestações de Brachiaria plantaginea, deve-se usar a maior dose. Pode ser associado com metribuzin, exceto em solos arenosos. O acetochlor apresenta solubilidade em água de 223 ppm, pka = zero, kow = 300 e koc desconhecido. É adsorvido pelos colóides orgânicos e minerais do solo, apresenta baixa lixiviação e residual de 8 a 12 semanas, dependendo da dose utilizada, das condições climáticas e do tipo de solo.

Acifluorfen-sódio (Nomes comerciais: Blazer Sol ou Tackle)

Pertence ao grupo químico difeniléteres, cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima PROTOX. O acifluorfen está registrado no Brasil para controlar em pós-emergência espécies folhas largas, em estádios iniciais de desenvolvimento, nas culturas de soja e feijão. É recomendado em pós-emergência das invasoras, no estádio de duas a quatro folhas, com a cultura de soja apresentando mais de um trifólio. Deve ser aplicado com as plantas daninhas em adequado estado de vigor vegetativo, evitando-se períodos de estiagem, horas de muito calor e umidade relativa do ar inferior a 60%. Requer duas horas sem ocorrência de chuva após a aplicação, para assegurar a absorção pelas plantas daninhas. As plantas de soja toleram acifluorfen por meio do metabolismo da molécula. A clivagem da molécula parece ser a principal forma de metabolização. A adição de adjuvantes aumenta a atividade desse herbicida sobre as plantas daninhas e a toxicidade sobre a cultura. Em doses baixas as folhas jovens de soja podem apresentar bronzeamento e doses elevadas podem causar clorose e necrose, porém não chega a afetar o rendimento. Os herbicidas desse grupo são absorvidos rapidamente pelos caules e folhas de plantas jovens. Possui baixa ou nenhuma translocação. Em condições de baixa umidade a absorção é reduzida. Necessitam luz para apresentar máxima atividade, sendo que no escuro apresentam baixa ação. As partes tratadas morrem em dois ou três dias. Devido à baixa translocação é necessário adequada cobertura foliar. O acifluorfen é recomendado nas doses de 0,17 a 0,51 kg i.a. ha-1, dependendo da marca comercial. Controla grande número de espécies de folhas largas anuais, entre elas Acanthospermum hispidum(carrapicho), Amaranthus hybridus (caruru), Euphorbia heteropylla (leiteiro), Bidens pilosa (picão-preto), Ipomoea grandifolia (corriola), além de outras. Para aumentar o espectro de controle o acifluorfen pode ser associado com bentazon ou sethoxydim. A associação do acifluorfen com inseticidas pode aumentar a toxicidade para a cultura (Ahrens, 1994). Os primeiros sintomas desse herbicida são manchas verde-escuras nas folhas que progridem para necrose em um a dois dias. Apresenta solubilidade em água de 250.000 ppm, pka = 3,86, kow = 15,6 e koc médio de 113 mL/g de solo. Apresenta adsorção e lixiviação baixa. Persistência média no solo na dose recomendada, com meia vida de 14 a 60 dias, dependente das condições de clima e solo. Observar intervalo mínimo de 18 meses entre a aplicação de acifluorfen e o cultivo de espécies como cenoura, nabo e batata. Não há relatos de plantas daninhas resistentes a esse herbicida.

Alachlor (Nomes comerciais: Alaclor Nortox ou Laço CE)

É herbicida do grupo químico amida e seu mecanismo de ação não é totalmente conhecido, mas sabe-se que envolve inibição da síntese de lipídeos e proteínas (Ahrens, 1994). É recomendado para controle de diversas espécies gramíneas e comelináceas em pré-emergência na cultura de soja. No preparo convencional do solo, deve ser aplicado logo após a semeadura e no máximo três dias após a última gradagem, com o solo livre de torrões e com adequado nível de umidade. Quando aplicado em solo seco, a eficácia do produto é reduzida, se não chover no prazo de até três dias. Nesse caso, recomenda-se a incorporação superficial do produto. É absorvido pelas partes emergentes (coleóptilo, hipocótilo e epicótilo), com translocação aposimplástica. Possui rápido metabolismo por plantas de soja, através da conjugação com glutationa (GSH). Como sintomas, observa-se que muitas plantas sensíveis não emergem e que aquelas que conseguem emergir apresentam o coleóptilo enrolado e malformado. As doses recomendadas desse herbicida vão de 2,40 a 3,36 kg i.a. ha-1. Controla com eficiência espécies gramínea e algumas folhas largas como guanxuma, poaia, trapoeraba, caruru e carrapicho-rasteiro. Em áreas com elevada infestação de capim-marmelada recomenda-se associar com um graminicida ou aplicar o alachlor depois da aplicação do trifluralin incorporado. Entretanto, se a infestação for de picão-preto, poaia ou guanxuma pode-se associar com metribuzin, exceto em solos arenosos, ou com outros herbicidas para folhas largas (Rodrigues & Almeida, 1998). O alachlor apresenta solubilidade em água de 200 ppm a 20oC e 242 ppm a 25oC, pka = zero, kow = 794 e koc médio de 124 mL/g de solo. É adsorvido pelos colóides do solo, possuindo média a baixa mobilidade e residual de 6 a 10 semanas, variável com o tipo de solo e as condições climáticas.

Bentazon (Nomes comerciais: Banir ou Basagran)

É herbicida do grupo químico tiadiazina, recomendado para controlar folhas largas na cultura de soja. O mecanismo de ação é a inibição da fotossíntese através do bloqueio de fluxo de elétrons no FSII entre Qa e Qb (Ahrens, 1994). É recomendado em pós-emergência inicial, no máximo seis folhas, das plantas daninhas, estando essas com adequado vigor vegetativo, evitando-se períodos de estiagem e umidade relativa do ar inferior a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com