TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recortes de Entrevista e Poemas

Por:   •  5/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

                                                       

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princeza Izabel

Professora: Leidianne da Silva Moreira Fagundes 

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 3ª A e B

Data: 08 de junho de 2020

Tempo: 02 aulas de 50 minutos

Número de alunos: 30

Conteúdo: Recortes de entrevista e Poemas               Tópico: Colocação Pronominal

Objetivos: “No final das aulas os/as alunos/as serão capazes de...”

  • Estudar casos de colocação pronominal;
  • Reconhecer os usos de colocação pronominal;
  • Identificar o uso de próclise e de ênclise;
  • Entender a preferência pela próclise na oralidade;
  • Compreender o motivo pelo qual a mesóclise não é usada na língua portuguesa brasileira; aparecendo em situações formais e em textos arcaicos.

Tempo

Descrição das atividades

Interação

Materiais

1ª aula

20 min.

Leitura oral e compartilhada

         O/a professor/a juntamente com os/as alunos/ farão a leitura dos textos escolhidos para estas aulas, na sequencia irão argumentar sobre eles. Em seguida, o/a professor/a apresentará o texto audiovisual - recorte da entrevista - e estabelecerá um possível diálogo com algumas estrofes de poemas pertencentes a outro século, quais sejam: Primavera, de Olavo Bilac e Abdicação, de Fernando Pessoa.

      Após esse diálogo entre os textos supracitados, o/a professor/a perguntará aos alunos o que foi possível compreender no que diz respeito à colocação pronominal, dessa forma os/as instigará a perceber a discrepância entre o uso desse fenômeno linguístico nos textos da entrevista, bem como nos poemas. O intuito dessa didática é fazê-los refletir que a ênclise não é mais uma tendência no português contemporâneo em contrapartida, tem-se o uso quanto da próclise.

Professor/a

Alunos/as.

Xérox;

Datashow e computador com acesso à internet.

30 min.

          O/a professor/a irá apresentar no Datashow os poemas e o recorte da entrevista. Feito isso, o/a professor/a juntamente com os/as alunos/as irão fazer uma análise sintática dos poemas; espera-se com essa atividade que os alunos sintam-se estimulados para uma conversa reflexiva e analítica sobre como seriam ditos ou escritos esses versos com pronomes oblíquos  preferencialmente no que diz respeito à colocação da ênclise — hodiernamente e se fosse numa letra de uma canção ou interação verbal como este fenômeno linguístico provavelmente aconteceria?

Professor/a – alunos;

Alunos-alunos.

Datashow;

Xérox.

2ª aula

20 min.

Resolução de atividades coletivas.

      O/a professor/a irá fazer uma retomada da aula anterior sobre os poemas - Primavera, de Olavo Bilac e Abdicação, de Fernando Pessoa - juntamente com o recorte da entrevista.

       Após a retomada de conteúdos, o/a professor/a irá orientar os/as alunos/as a observar quanto ao uso da linguagem empregada nos textos e a sua variação linguística. Depois os solicitarão que pintem os pronomes oblíquos e façam setas na direção do verbo com
os
quais estão relacionados. Em seguida, ressaltará sobre o uso da próclise no lugar da ênclise, que não é mais uma tendência no português contemporâneo, visto que é fundamental que os/as alunos/ compreendam o uso do fenômeno linguístico no cotidiano com registros formais e eruditos, nos poemas de Bilac e Pessoa, bem como considerar que são variações linguísticas diacrônicas. Reflexão da atividade proposta: Esses poetas seguiam predominantemente os usos considerados cultos, rigorosos quanto ao uso da norma-padrão.

Professor/a – alunos;

Alunos-alunos.

Xérox;

Quadro e giz;

Lápis de cor ou marcador de texto.

20 min.

Aula explicativa em projetor multimídia.

O/a professor/a irá apresentar para os/as alunos/as alguns exemplos de textos informativos (sites, jornais, livros...) com o uso da linguagem formal para os estudantes comparem entre os textos informativos e os textos estudados em sala de aula (poemas e entrevista) o uso da colocação pronominal, levando-os a perceber que, atualmente, no português brasileiro, tende a fazer uso da próclise e não da ênclise.

Professor/a

Datashow e computador com acesso à internet.

10 min.

Explicação da produção final.

            Ao final das aulas e das atividades desenvolvidas em sala de aula os/as alunos/as deverão ter ampliado seus conhecimentos sobre o uso da colocação pronominal em textos antigos e contemporâneos.

           A avaliação dos/das alunos/as será feita por meio do envolvimento com as atividades propostas, bem como com a participação em sala de aula, ou seja, com o “brain storm”.

           Também será avaliado a prática de escrita que será feita da seguinte forma; produzir uma pequena entrevista local e em seguida, transcrevê-la, apenas trechos para que possam localizar e destacar a identificação dos pronomes oblíquos estudados nessa sequência didática proposta.

Professor/a.

Xérox;

Lousa e giz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com