TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER PARCIAL

Pesquisas Acadêmicas: PROINTER PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

As crescentes disparidades e desigualdades sociais obrigam a que se repense o desenvolvimento econômico social e ambiental. Assim, para responder a este desafio é necessário buscar novas respostas visando um desenvolvimento econômico sustentável que englobe os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

1. CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e a consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações?

O empresário moderno sabe que o seu negócio não existe somente para gerar lucro o mais breve possível; existe uma complexidade muito maior que isto. Sem os recursos naturais que fornecem a matéria-prima e o material humano capacitado, não existe nem o produto e nem o serviço; logo, a empresa que não se preocupa com isso pode ter uma vida curta. A mudança de atitude e uma nova postura social não são “apenas uma tendência”, são realidades que mostram quem está realmente comprometido com o cumprimento dos seus deveres e obrigações para com a sociedade em geral. O consumidor de hoje é mais exigente e está muito bem-informado, graças a maior diversidade e a rapidez dos meios de comunicação atuais, e ele reconhece, apoia e se fideliza a um produto cuja empresa possui responsabilidade social.

O entendimento do que é responsabilidade social pode ser muito abrangente. Em um país com amplas dimensões geográficas, demográficas e econômicas como o Brasil, é importante ter muita atenção com este tema, para não confundi-lo com uma simples prática filantrópica. A responsabilidade social corporativa é uma forma moderna de fazer valer a máxima de que “é dando que se recebe”, ou seja, é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e que são tomadas pelas empresas, considerando a economia, a educação, a saúde, o meio ambiente, o transporte, a moradia, as atividades sócio-culturais locais, o lazer e a parceria com os órgãos governamentais. Essas ações têm o objetivo de otimizar, revitalizar, e até mesmo, criar novos programas sociais, podendo com isso, gerar um retorno a prazos variáveis, conforme a ação implementada. Mas é preciso compreender que somente uma administração ética, transparente, está capacitada a avaliar com coerência e honestidade os impactos positivos e negativos que a empresa pode criar em uma comunidade e no seu ambiente, mantendo sempre um canal aberto para o diálogo entre as partes envolvidas.

Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido?

As Tecnologias de Gestão são ferramentas não só dão agilidade nos processos gerenciais como são ferramentas para contribuição da preservação do Meio Ambiente. A cada dia que passa as indústrias se adaptam a moda de ser sustentável e os impactos ambientais tendem a diminuir. A intenção, os inventores e os benefícios são muito positivos.

É perceptível a mudança nos hábitos dos empreendedores ao se preocuparem com o meio ambiente quando inventam alguma tecnologia. Essa conscientização pode ser explicada, talvez, pelo fato das consequências dos impactos ambientais terem afetado o bolso dos próprios criadores, seja direta ou indiretamente. O que se destaca, então, é o grande índice de novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com