TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Demanda Turística Em Três Marias/ Mg

Ensaios: Pesquisa De Demanda Turística Em Três Marias/ Mg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

s 

Sumário

Introdução................................................................... 2

Metodologia................................................................. 2

Público...........................................................................3

Amostra.........................................................................4

Perfil do Turista: resultados e discussão....................4

Gráficos........................................................................8

Anexo I: Modelo Questionário

Introdução

A presente pesquisa é a primeira de uma série de levantamentos que serão realizados durante os anos de 2013 e 2014. Trata-se de uma investigação sobre a formação e características do fluxo de turistas que visitam Três Marias, principalmente da parcela de visitantes direcionada à visitação do Terminal Turístico Praia Mar de Minas. Com estrutura de hospedagem e alimentação, o Terminal é o principal atrativo turístico de Três Marias, gerador de um fluxo de visitantes sustentado por uma rede informal de agentes e turistas que é alvo da presente pesquisa. Buscou-se caracterizar o fluxo de turistas que se dirige à Praia Mar de Minas, bem como delinear o perfil de tal visitante de modo a produzir dados precisos que possam subsidiar políticas públicas, projetos e ações estratégicas de gestão e planejamento do turismo no município.

Metodologia

O Carnaval 2013 foi o primeiro evento escolhido para a aplicação de entrevistas realizadas por meio de questionários estruturados e dirigidos aos turistas que estiveram no Terminal entre 10 e 12 de fevereiro de 2013. O método de pesquisa selecionado é o quantitativo, com coleta direta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado, padronizado e aplicado a uma amostra representativa do universo selecionado. Como unidade elementar da pesquisa definiu-se o turista e o visitante como aqueles que não apresentam moradia fixa no local de aplicação da pesquisa.

Quatro pesquisadores, jovens formados pelo Instituto Opará- Cultura Meio Ambiente e Cidadania, aplicaram 158 questionários para turistas e visitantes em horários diversos durante a parte da manhã e à tarde. Orientados a entrevistar pessoas de sexo e faixas etárias diversas, os pesquisadores se dividiram em seções diferentes do Terminal Turístico Praia Mar de Minas.

As entrevistas foram realizadas em formato de questionário estruturado cujas perguntas compreenderam a origem do visitante, perfil socioeconômico, hábitos de viagem, além dos detalhes da viagem empreendida ao município. Das 23 perguntas do questionário aplicado, 20 constituem questões fechadas, enquanto uma delas solicita ao entrevistado uma pontuação a ser dada para diversos aspectos relacionados à atividade turística e hospitalidade no município.

Público

A amostra da população entrevistada (158 pessoas) corresponde a 4,19 % da população de turistas estimada. Uma vez que o atrativo turístico não dispõe de catracas ou limitação de acesso a partir da qual fosse possível realizar uma contagem precisa, optou-se, para contabilizar o total da população de turistas presentes no Terminal durante o carnaval, a utilização de duas formas de contagem: tickets de estacionamento e recibo de hospedagem no Camping do Terminal Turístico Praia Mar de Minas.

• Tickets de Estacionamento

Os talões de estacionamento indicaram a quantidade de veículos pagantes durante os 4 dias de evento ( de 09 a 12 de fevereiro). Dos 2225 veículos pagantes, estimou-se que 40 % correspondem a veículos de outras cidades, ou seja, 890 veículos. Estimando-se que cada veículo continha em média 3 pessoas, chegou-se ao total de 2670 pessoas a partir da contagem do estacionamento.

• Recibo de Hospedagem no Camping Praia Mar de Minas

Os recibos da área de camping totalizam 1028 pessoas que se hospedaram durante os quatro dias de carnaval.

POPULAÇÃO ESTIMADA/ TURISTAS CARNAVAL 2013

Estacionamento Área de Camping

População Total

2225 veículos

x 3 pessoas p/ veículo

_____________________

6675 pessoas

População de Turistas

40 % = 2670 turistas

1028 turistas

População de Turistas

3698 turistas

Amostra

Considerando a população estimada de 3698 pessoas, o número de 158 pesquisas corresponde a 7 % de erro amostral admitido pela pesquisa. O erro amostral indica a diferença entre o número de turistas estimado e o real número de turistas. Dessa maneira, a pesquisa realizada admite a margem de 7% de erro entre a população de turistas reais e a população estimada, apresentando 90 % de nível de confiança em relação ao erro amostral.

Perfil do Turista: resultados e discussão

A pesquisa foi motivada pela constatação prévia da gestão pública municipal da existência de um fluxo espontâneo de pessoas oriundas de cidades da região e, principalmente, da Grande Belo Horizonte que utilizam o atrativo turístico de uso público como possibilidade de lazer. Optou-se, portanto, pela realização de uma pesquisa que pudesse fornecer dados mais precisos referentes ao perfil socioeconômico do visitante, seus hábitos de viagem e sobre a movimentação da cadeia produtiva do turismo acarretada por sua presença. Os resultados da pesquisa comprovam parte das suposições e oferecem novos dados para a reflexão sobre a gestão do atrativo turístico Terminal Praia Mar de Minas, bem como sobre a gestão do fluxo turístico já instalado no município.

Como é possível conferir nos gráficos a seguir, 58 % dos turistas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com