TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque As Organizações Devem Implantar Um Projeto De Educação Corporativa Aliada A Gestão Do Conhecimento? De Que Forma A área De Cargos, Salários E Benefícios Pode Contribuir?

Ensaios: Porque As Organizações Devem Implantar Um Projeto De Educação Corporativa Aliada A Gestão Do Conhecimento? De Que Forma A área De Cargos, Salários E Benefícios Pode Contribuir?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  4.998 Palavras (20 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP │CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

POLO JUAZEIRO DO NORTE - CE

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANO

4º SEMESTRE

EQUIPE:

MARIA ZULECA SOARES RA: 411646

MARIA EDIVANIA DOS SANTOS SILVA RA: 410317

SILVANIA TORRES DE LIMA RA: 409248

MARIA ISABEL PEREIRA DE SANTANA RA: 410874

ATPS GESTÃO DE DESEMPENHO

DESAFIO: PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

INTRODUÇÃO

A gestão por desempenho a cada dia vem tendo maior importância organizacional pelo fato de objetivar a comum harmonia entre o que a empresa quer, e o que o colaborador pode dar, desta forma conceituamos gestão como sendo os procedimentos gerenciais de uma empresa. Por gestão entende-se o processo de tomada de decisão que compreende as fases de planejamento, execução e controle, tendo por finalidade orientar o processo administrativo de uma organização.

Deve ser compreendido como um subsistema do sistema institucional que é impactado pelas crenças, princípios e valores dos proprietários e gestores da organização. Embora os valores, as crenças e os princípios não sofram alterações constantes, novas realidades e novos conhecimentos podem modificar a postura não adequada do gestor, levando-o a uma nova situação.

Assim sendo, a organização tenta buscar indivíduos capazes e que atendam a empresa num todo, assim entra a avaliação de desempenho e suas ferramentas para o programa. Avaliar significa em síntese comparar os resultados alcançados com os planejados, de forma que apenas o trabalho previamente planejado deve ser objeto de avaliação. Isso nos da á informação não só na comparação entre o que se espera do indivíduo em termos de realização e a sua atuação efetiva no trabalho, mas também a existência de mecanismo de acompanhamento que permite corrigir para assegurar que o correto trabalho foi realizado conforme o planejado.

ETAPA 1 – PASSO 2

A avaliação de desempenho e uma ferramenta importantíssima no universo organizacional, pois através dela o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu supervisor vem enxergando seu trabalho, além disso, é uma ferramenta que corresponde a uma única analise sistemática do desempenho profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Segundo Chiavenato (2010) a avaliação de desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa, ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação do desempenho nas empresas, dentre eles é o aperfeiçoamento continuo dos colaboradores, com isso demonstra a evolução dos funcionários, gera motivação e satisfação no trabalho, propicia geração de aumentos salariais. Comunicar aos colaboradores como estão se saindo no trabalho e sugerindo quais as mudanças necessárias tanto no comportamento e atitudes, quanto nas habilidades ou conhecimentos. Para obter melhores resultados as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa. A empresa deve escolher os avaliadores e montar um sistema de avaliação que se condiz com a cultura da organização e que possa trazer resultados benéficos sem gerar conflitos. Aos avaliadores, sugere-se que tenham algumas habilidades para conduzir esse processo, por exemplo:

1 - Agir com imparcialidade

2 - Usar da empatia

3 - Possuir boa comunicação

4 - comprometimento

5 - Foco em resultados, dentre outros.

Com avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização por meio de analise do comportamento e das qualidades de cada colaborador, gerar feedback é mais fácil aos colaboradores e gestores analisados, este feedback faz com que os avaliados queiram investir melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa. O gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou ate mesmo remanejamento do funcionário para outras funções que poderia render melhor. Muitas empresas deixaram de ver os investimentos nas pessoas como custos e passaram a enxergá-los como lucros a médio e longo prazo, pois a partir do momento que a empresa identificar um talento e desenvolvem suas competências, isso volta como resultados positivos para a mesma.

Assim a avaliação de desempenho identifica a performance de seus profissionais através da minoração de seus objetivos e das suas competências comportamentais, pois com colaboradores bem valorizados e respeitado, teremos uma organização prospera e com bons resultados.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Nome da empresa: Free Life Saúde

Localização: (Matriz) Rua Guilherme Rocha nº 1535, Bairro Jacarecanga, Cidade: Fortaleza/ CE.(Congênere Cariri) Rua São José nº 820, Bairro: Centro, Cidade: Juazeiro do Norte/ CE.

Segmento em que atua: Operadora de Plano de Saúde

Porte/Tamanho: Médio

Número de funcionários: em média 95

MISSÃO: Agir com verdade e transparência, prestando um atendimento ao usuário com qualidade e satisfação, tendo o prestador de serviços como parceiro e otimizando os custos operacionais.

VISÃO: Ser uma operadora de planos de saúde reconhecida pela qualidade de atendimento e uma boa relação custo-benefício, com maior crescimento relativo no estado do Ceará, ultrapassando a marca de 15.000 vidas em 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com