TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiras universidades

Resenha: Primeiras universidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

O surgimento das primeiras universidades se deram entre os anos 1300 e 1500. Durante a Idade Média, especificamente a Baixa Idade Média, a Europa sofre de um decaimento cultural. Após este momento, a partir do ano Mil, as estruturas políticas, econômicas, religiosas sofrem mudanças profundas. O cenário europeu e Ocidental é diferente, impulsionado por novos pensamentos iluministas e a busca pelo conhecimento, torna-se algo essencial e libertador.

Um fato importante que marcou a época, foram as fortificações das cidades através do burgus.Com essa fortificação diversas cidades surgiram no momento em que será dado o renascimento ecônomico.Com o desenvolvimento econômico, surge a classe do mercador que difundiu o comércio por toda a Europa e desenvolveu a classe burguesa, com novos métodos de pensamento. Eles criaram associações e desenvolveram o comércio a longa distância. A caracterização dessa classe se dá por serem individualistas, mais laicos e mais empreendedores, ao contrário do que diziam os dogmas da Igreja.

Os trabalhadores artesãos, criaram na época corporações que eram semelhantes as associações burguesas mas desempenhavam um papel diferente nos processos educativos. Tinham como objetivo não só ensinar técnicas de trabalhos aos artesãos mas educá-los eticamente. Aos poucos, o racionalismo, a visão do lucro e o laicismo toma conta da mente da população e a Igreja passa a ser contestada. O desejo do conhecimento, o anseio para entender o homem e o antropocentrismo, torna-se cada vez mais "vivo" e as Universidades, mesmo controladas pela Igreja, passam a ter desenvolvimentos científicos.

Um dos primeiros cursos de ensino superior surgiu em Paris foi o trivium (artes liberais), depois venho a teologia, o direito, e a medicina, esses cursos foram reconhecidos pelo papa, que impôs o juramento ao docentes reconhecendo seu direito de liberdade. A universidade de Paris foi se organizando em colégios para acolher estudantes em nações práxis bolonhesas, onde passavam pelas artes liberais e seguiam pelos três outros cursos.

Deste modo podemos perceber, que as universidades mudaram bastante desde seu início até os dias atuais, constatamos que mais precisamente entre os séculos XIV ao XVI as universidades não eram muito presente na vida das pessoas e a partir desse época as pessoas procuraram um saber mais especifico que até então não conheciam. Com uma nova sabedoria o desenvolvimento econômico e cultural cresceu bastante, mudando um pouco o contexto das nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com