TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio E Pratica De Supervisão

Trabalho Universitário: Principio E Pratica De Supervisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.705 Palavras (19 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 19

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?

R: Na Grécia antiga a supervisão era considerada treinamento para estudantes e na idade média era enviado ás escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instituição fossem desenvolvidos.

2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

R: Fase Fiscalizadora: tinha como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.

Fase Construtiva: é uma supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores, através de cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores, tem como objetivo examinar as falhas na atuação dos professores.

Fase Criativa: é a fase atual, onde podemos perceber uma mudança de postura do profissional, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo processo ensino aprendizagem, um trabalho coletivo, onde se orienta de forma democrática e cientifica os professores.

3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

R: O supervisor irá coordenar e contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Politico Pedagogico, juntamente com os demais especialistas, direção e professores da unidade educativa, e o cargo será exclusivo para portador de diploma de curso superior em Pedagogia ou em nivel de pós graduação, devidamente registrado e reconhecido pelo CNE.

O Supervisor precisa mesmo ser um profissional da área da educação, pois só assim ele poderá contribuir para o desenvolvimento dos alunos e elaboração do PP e auxilio ao professores.

4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

1. Resistência a mudança: alguns professores tem medo de mudança, e acaba ficando na mesmice de sempre, com uma visão ultrapassada de ensino.

2.Desvalorização do profissional pelos próprios professores e funcionários: os profissionais se menosprezam e menosprezam o ensino em si, acabando com isso criando uma barreira, entre qual é o seu papel em frente a sociedade, e qual o seu papel para si próprio.

3. Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: sem a hora atividade em algumas escolas, fica difícil de preparar as aulas, assim o professor precisa levar trabalho para cãs e não tem tempo de estudar, se aperfeiçoar.

4. Direção administrativa com pouco interessa no pedagogico da escola: algumas direções se preocupam mais com a mensalidade dos alunos do que com que eles irão aprender, e outros casos se preocupam mais com a aparência da escola do que com o aprendizado.

5. Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe: a era hoje é da informática, da tecnologia, e se as escolas não se adequarem á isso, os alunos perdem o interesse na aula, ficam desmotivados e não produzem o que é esperado.

5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.

R: Todas as alternativas já são suficientes para que a pratica da supervisão escolar seja realmente efetiva nas escolas, não tenho nada para acrescentar.

6. Buscando pela definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor?

R: Não é ser fiscal de professor, não é coringa, tarefeiro, quebra galho,tapa buraco, não é generalista.

7. Escolha um tema apresentado na unidade e faça um texto argumentativo posicionando-se a respeito.

R: O professor pedagogo: A proposta da rede do Estado do Paraná.

Torna-se obrigatório que o Supervisor seja um pedagogo, pois antigamente, o “orientador educacional” não precisava ser necessariamente um pedagogo, mas tendo essa formação o supervisor, acaba tendo mais experiência e pratica de sala de aula, e consegue auxiliar os professores, em suas necessidades.

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?

R: É um papel político, pedagogico e de liderança no espaço escolar, o supervisor deve ser inovador, ousado, criativo e sobretudo um profissional de educação, comprometido com o seu grupo de trabalho, é preciso ter argumentos teóricos, sabedoria de recuar quando sentir que o grupo ainda precisa de mais tempo.

2. Muitas são as ações do supervisor. Escolha cinco ações entre as citadas no fascículo e explique-as.

R: Retonada do Projeto Pedagógico da escola, que deve ser feito com a ajuda dos profissionais da escola, e dentro da realidade de cada instituição.

Promover e coordenar reuniões pedagógicas junto com os professores, ouvindo as opiniões e sugestões.

Analisar as propostas pedagógicas que serão implantadas na escola e saber se são viáveis ou não.

Orientar a comunidade escolar na proposição de um projeto pedagogico, explicando a política da escola.

Organizar o planejamento dos planos de estudo e reformulação de acordo com o Projeto Pedagógico.

3. Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.

R: O que difere é a maneira como o trabalho é desenvolvido nessas duas ações, tendo o supervisor como um fiscalizador, facilitador, com conhecimento absoluto, comportamento neutralizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com