TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Quimicos Utilizados Na Cme

Exames: Processos Quimicos Utilizados Na Cme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  3.046 Visualizações

Página 1 de 2

Quando a esterilização de artigos e instrumentos médico-hospitalares não podem ser feitos por métodos físicos, tem como opção o uso de produtos químicos.

É fundamental que os artigos a serem esterilizados por agentes químicos sejam previamente limpos e secos; os artigos sob submersão total devem ser mantidos tampados durante o tempo exigido, que é por cerca de 8 a 10h; os recipientes com as soluções químicas são mantidos à temperatura ambiente e em local bem ventilado.

A retirada dos materiais da solução precisam ser feitos de maneira asséptica. Os resíduos dos produtos químicos são retirados através de vários enxagues com água esterilizada, sendo logo após enxugados por compressas estéreis ou ar comprimido e acondicionados em invólucros estéreis. O uso é imediato.

O MS autoriza no Brasil a utilização dos seguintes produtos químicos à fim de obter esterilização:

-Formaldeído: líquido que aniquila fungos, vírus e bactérias. Se agir por 18h tem ação esporicida.

-Glutaraldeído a 2%: líquido de potente ação biocida, eliminado vírus, fungos, bactérias e esporos.Tecnica: imersão, Desinfecção 30 minutos,esterelização 10 horas.

-Óxido Etileno: utilizado em produtos médico-hospitalares que não podem ser expostos a agentes líquidos ou termo-sensíveis. É um gás esterilizante utilizado em instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologoa, aparelhos de monitoração invasiva, instrumentos telescópios, eletrodos, masrcapassos, etc...

Tempo de uso: 08 hras,dependendo da temperatura do ambiente.

-Peróxido de Hidrogênio (ou Água Oxigenada): utilizada na esterilização de superfícies planas e sólidas, na esterilização de capilares hemodializadores, desinfecção de lentes de contato.

-Ácido Peracético: ação esporicida em temperaturas baixas. Aplicado em artigos termo-sensíveis que possam ser mergulhados em líquido.

-Plasma de Peróxido de Hidrogênio: ao contrário da agua oxigenada, este plasma não é oxidante, podendo ser aplicado em materiais compostos por alumínio, bronze, látex, PVC, silicone, aço inoxidável, tefLon, borracha, fibras ópticas e materiais elétricos e outros.

Cuidados

Primeiramente o artigo deve ser lavado cuidadosamente e depois seco para evitar que não altere a concentração do produto esterilizante;

-Imergir totalmente o material na solução, evitar a formação de bolhas, o recipiente no qual os materiais serão imersos deve estar esterilizado e deve ser preferencialmente de vidro ou plástico;

-Tampar o recipiente, e marcar o início da esterilização

-Manusear os materiais com uso de luvas ou pinças e máscara, se possível;

-O material deve ser utilizado imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com