TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto APS

Pesquisas Acadêmicas: Projeto APS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

2º PERÍODO/2014

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

Ribeirão Preto – SP

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

2º PERÍODO/2014

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

Grupo

Nome do Aluno

Nome do Aluno

Nome do Aluno

Nome do Aluno

Ribeirão Preto – SP

2014

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CURSO PEDAGOGIA – 50 horas

1. INTRODUÇÃO

Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (24/11/2006 Resolução nº 13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI).

O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade – integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – à realidade.

A APS 2014 tem a pretensão de proporcionar aos estudantes de Pedagogia uma visão geral sobre as políticas públicas de educação voltadas ao emprego de tecnologias educacionais na educação básica em prol da melhoria de qualidade no ensino público.

A partir da análise do Plano de Ensino da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação, verificou-se que esse componente curricular permite ao docente o desenvolvimento de projetos com os alunos para estudo e análise de, entre outros, aos temas relacionados às políticas públicas de educação e tecnologia, aos artefatos tecnológicos e as tecnologias aplicadas à educação.

Portanto é com base nestes princípios que entendemos que a disicplina citada poderá contribuir sensivelmente para a formação dos futuros pedagogos, pois são profissionais que atuarão, principalmente, na educação de crianças e jovens e a inserção da arte no currículo é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo enquanto ser humano.

2. JUSTIFICATIVA

Considerando que o Governo Federal investiu cerca de R$ 150 milhões no ano de 2012 na compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais, entende-se que é fundamental analisar o emprego de artefatos tecnológicos e mídias interativas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro da educação Aluízio Mercadante, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno”.

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

Nesses termos, entendemos que esse projeto poderá ser de grande valia para a formação do estudante de Pedagogia cujas exigências para a docência no contexto atual não excluem o uso de tecnologias educacionais.

Portanto, em termos mais específicos é proposta a seguinte atividade para as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) dos alunos matriculados no primeiro e segundo períodos do curso de Pedagogia.

OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO

Os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórico do projeto “EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS” buscando respostas para uma das seguintes indagações:

a) A utilização de tablets como ferramenta de apoio para o ensino e a aprendizagem traz benefícios para a melhoria do ensino no país?

b) Como utilizar de forma criativa e inovadora as tecnologias da educação?

É fundamental que o aluno, além dos referenciais teóricos, faça visita a uma escola de educação básica onde ocorre o emprego de tecnologias na educação. Esse contato pode ocorrer por meio de uma entrevista com qualquer profissional da escola que esteja diretamente ligado ao assunto (tecnologias educacionais): professor, coordenador, vice-diretor ou diretor (não existe a obrigatoriedade de conversar com todos).

a) FUNDAMENTAÇÃO

Numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com