TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa (Metodologia)

Trabalho Escolar: Projeto De Pesquisa (Metodologia). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

VISUALG:

FERRAMENTA PARA APOIO AO ENSINO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

PETROLINA

2010

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

VISUALG:

FERRAMENTA PARA APOIO AO ENSINO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

Projeto apresentado como requisito da avaliação da 2ª Unidade, da Disciplina Metodologia Científica, do II Período do Curso de Ciência da Computação, solicitado pelo Professor José Claudemiro Vilaça de Lima.

PETROLINA

2010

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO ....................................................................................................... 03

2. TEMA ............................................................................................................................ 03

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA ....................................................................................... 03

4. OBJETIVO GERAL .................................................................................................... 03

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ..................................................................................... 04

6. JUSTIFICATIVA .......................................................................................................... 04

7. PROBLEMA ................................................................................................................. 05

8. HIPÓTESE ................................................................................................................... 05

9. VARIÁVEIS .................................................................................................................. 05

10. METODOLOGIA ......................................................................................................... 05

11. EMBASAMENTO TEÓRICO .................................................................................... 06

12. CRONOGRAMA .......................................................................................................... 07

13. ORÇAMENTO ............................................................................................................. 08

14. INSTRUMENTO DE PESQUISA .............................................................................. 08

15. REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 08

16. ANEXO .......................................................................................................................... 09

1. APRESENTAÇÃO

Este projeto apresenta uma visão geral sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos do curso de graduação na área de computação no aprendizado das matérias relacionadas a introdução à programação, bem como a utilização de ferramentas auxiliares para facilitar o aprendizado. São apresentados os conceitos básicos e uma possível solução com a utilização do programa VisuAlg, um aplicativo que fornece aos estudantes que se iniciam nas disciplinas de programação ferramentas para digitar, executar e depurar o pseudocódigo para resolver problemas propostos nas aulas e em exercícios, fornecendo também aos professores vários recursos didáticos para que expliquem como os programas funcionam, tais como execução passo a passo, visualização do conteúdo das variáveis, exame da pilha de ativação no caso de subprogramas, contador de execuções de cada linha do programa, etc.

Palavras-chave: Dificuldade do ensino à lógica de programação, VisuAlg, Ferramentas para o ensino de lógica de programação.

2. TEMA

Introdução à programação.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A utilização do visualg como ferramenta para o apoio ao ensino de introdução à programação.

4. OBJETIVO GERAL

Discutir alguns aspectos das dificuldades do ensino de Introdução à Programação e apresentar o VisuAlg, programa que pretende auxiliar estudantes e professores a obter um maior entendimento e rendimento dos alunos no estudo das disciplinas de introdução à programação.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Fazer um levantamento da qualidade de ensino nas instituições que oferecem o curso de graduação na área de computação e quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos;

 Identificar as dificuldades encontradas por alunos no desenvolvimento e na aplicação da Lógica de Programação;

 Fazer um levantamento dos principais softwares que auxiliam no ensino das disciplinas de introdução à programação. Identificar, analisar e apresentar o mais utilizado.

6. JUSTIFICATIVA

As dificuldades encontradas pelos alunos em aprender Lógica de Programação é um fato preocupante no mundo acadêmico. Estudos apontam que os maiores índices de reprovação nos cursos de graduação em informática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com