TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Pesquisas Acadêmicas: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  9.094 Palavras (37 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 37

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: Uma análise teórica

RESUMO

As exigências feitas pelas empresas estão aumentando e os candidatos devem estar dentro das qualificações exigidos por elas para evitar maiores problemas, como por exemplo, uma rápida demissão. O papel do Administrador de RH no processo de recrutamento e seleção é de suma importância para empresa para que a mesma tenha um bom desenvolvimento. Dessa forma, é preciso ter bons candidatos e selecionar os melhores. É importante que se faça uma pesquisa externa para saber onde anunciar para que se possam obter os candidatos que se pretende selecionar, pois é necessário, acima de tudo, encontrar pessoas competentes e dedicadas para que a empresa possa desenvolver um programa de qualidade eficaz. Assim, os candidatos precisam estar sempre em busca do seu aperfeiçoamento, pois o mercado de trabalho está muito concorrido e as empresas estão exigindo cada vez mais. Por esse e outros motivos, para o recrutamento e seleção dos candidatos deve ser montado um perfil da vaga para que possa atender melhor a necessidade da empresa. Existem dois meios de recrutamento, o externo e o interno; externos são os candidatos que vêm de fora, quando é solicitado a vaga, e o interno é o preenchimento das vagas com o remanejamento de seus funcionários. Depois do recrutamento externo ou interno vem avaliação do candidato que requer sua interpretação, e que no final do processo seja possível definir as vantagens e desvantagens da contratação do candidato. A seguir apresentará o processo de recrutamento e seleção, as melhores formas de se avaliar o candidato e como tornar esse processo agradável, utilizando revisão bibliográfica presente no texto e na bibliografia. Este trabalho tem como objetivo estudar os meios de políticas de recursos humanos utilizados principalmente no recrutamento e seleção de pessoal praticadas nas grandes organizações e até micro empresas. Para isto, foi feito um estudo teórico que busca proporcionar mais familiaridade com uma das partes mais importantes de uma organização o RH.

Palavras chave: Gestão de pessoas, Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Introdução

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar através de estudos bibliográficos conceitos sobre Admissão de Pessoas no intuito de explicitar sua aplicabilidade na organização. Verificar os conceitos sobre Recrutamento e Seleção espécies e exemplos de testes, formalização e definições de Contrato de Trabalho, sendo levado em consideração à relevância para a prática Contábil.

Admissão de Pessoas é o primeiro passo para aquisição de capital intelectual de uma empresa, possui tanta importância quanto a contabilidade dos bens ativos imobilizados, pois irá interferir no quadro de desenvolvimento da empresa, independente de seu porte ou tipo de atividade econômica. As técnicas aplicadas a recrutamento e seleção de pessoas procurará aproximar o máximo possível a capacidade do individuo à necessidades da organização.

Os resultados apurados com o processo de recrutamento e seleção serão formalizados de acordo com as exigências legais, onde a organização conta com o auxílio técnico profissional, cuja única finalidade é proporcionar segurança e eficiência no serviço prestado.

Através da pesquisa realizada, abordaremos a necessidade da contratação de mão-de-obra, tipos de recrutamento e seleção, procedimentos legais e admissionais, conceito de contrato de trabalho e espécies.

As técnicas utilizadas se constituirão de estudos bibliográficos, análise e interpretação.

A Evolução do Recrutamento e Seleção de Pessoas

O profissional de Departamento Pessoal existe antes mesmo da própria área de Recursos Humanos, onde posteriormente, foi "absorvido", por esta. Na verdade sua existência confunde-se com a origem da área de Recursos Humanos. A administração de RH evoluiu de tal forma que agregou muitas outras atividades, inclusive às inerentes ao Departamento Pessoal, de modo que hoje, esse departamento é citado por muitos autores como simplesmente uma área de "pagadoria", longe da complexidade estratégica do RH, que conhecemos atualmente

Para elucidar a evolução do DP em RH Estratégico, vamos apresentar resumidamente os principais pontos deste desenvolvimento, abordando-o em suas quatro fases.

Fase 1 - Gestão de Pessoas como Departamento Pessoal

As atividades de pessoal eram executadas por um contador (isto ainda ocorre em micros e pequenas empresas) e se resumiam à admissão, ao pagamento e à demissão. As leis não existiam e predominava o poder do empregador. Com o tempo, passou-se a exigir dos empregados algumas referências de trabalhos anteriores, alguma documentação, alguma habilitação.

No "Estudo de Tempos e Movimentos", de F.W. Taylor (1856-1915) que analisava os movimentos e o tempo que os empregados levavam para realizar suas tarefas, baseado apenas no rendimento, o qual tornou desumano o trabalho, mecanizando o homem, fez com que tivesse o mérito de indicar o caminho do desenvolvimento da área de Recursos Humanos.

Fase 2 - Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano

No Brasil, ela data de 1930, quando surgiram as primeiras leis trabalhistas. A partir desta fase, passa a existir a figura do "Chefe de Pessoal". Dele esperava-se o conhecimento da legislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. Nesta época, achava-se que o homem ideal para a área de RH era o bacharel em Direito. Nos anos de 60 e 70, predominou a escola de relações humanas, onde reconheceu a importância de levar o gerente de linha a exercer adequadamente seu papel constituindo a principal preocupação, da então, área de Recursos Humanos.

Fase 3 - Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas

Nas décadas de 70 e 80, o foco do RH passou a ser o caráter estratégico. Os planos estratégicos dos vários processos de gestão de Recursos Humanos seriam derivados das estratégias corporativas da empresa. A principal responsabilidade da Gestão de Recursos Humanos era integrar suas áreas entre si e com a estratégia corporativa da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com