TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Selecao E Recrutamento De Pessoal

Ensaios: Selecao E Recrutamento De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 9

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Tecnologia de Técnicas de Recrutamento e Seleção

Polo de Tangará da Serra - MT

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho apresentado, para a composição de nota de 2º Semestre, da Disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Prof. (Tutor Presencial): Jucinei Rodrigues Moreira

Acadêmicos: RA

Jakeline Dias de Carvalho

Josilene F F da silva

Mônica Karine Lima

TANGARA DA SERRA-MT

2014

A importância da contratação do profissional para a implantação do setor de Recrutamento e Seleção.

Nas organizações, o setor de Recurso Humano tem por finalidade a função de selecionar, e gerar resultados, nos objetivos e metas da empresa. Em um processo de contratação de um profissional exige planejamento, habilidades e tempo dos gestores de RH, para identificar e contratar talentos, e necessários meios, para alcançar os objetivos traçados para cada negocio, havendo varias etapas e todas equivalem à importância ate a finalização.

O processo de recrutamento e seleção de pessoal, não são tarefas simples, o profissional responsável deve possuir competências para o detalhadamente, selecionar o candidato, tendo como foco a comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora, aplicando um conjunto de técnicas e procedimentos para classificar os profissionais potencialmente qualificados, para organização preencher as necessidades atuais da organização implantando politicas e ferramentas que garantem a escolha certa do profissional. Uma ferramenta essencial para a empresa é a administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. O profissional de Rh em um processo de recrutamento e seleção requer preparo para ambos os lados, pois este momento desafios sendo necessário o conhecimento, habilidades, maturidade e grande preparo profissional, o gestor deve estar atento a ter sensibilidade para tomar decisão correta, interagindo com o solicitante da vaga para que possa entender, qual a sua capacidade podendo desempenhar com eficácia o que foi exigido.

A importância da administração para o bom desempenho das empresas consiste num processo, integrativo que busca a obtenção de resultados específicos. A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, demandas e restrições ambientais entre outros.

A relação com a prática evidencia que a qualquer momento um individuo que inicie um negócio necessitará ser administrado, e sendo assim qualquer que seja o problema ele será

minimizado em função de um objetivo principal. Para que os objetivos sejam atingidos, há

necessidade de uma inter-relação intensa entre os membros do grupo que está no negócio uma direção de trabalho oferecida pela forma como o negócio está sendo conduzido,

propiciado pelo setor administrativo.

Descrição de cargo

Missão do cargo

Baseia em processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e talentos humanos necessários para a realização a ação organizacional futura. O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais de cada pessoa.

Aspectos principais:

Adesão – Ela precisa que cada um compreenda o que está acontecendo e aceite as mudanças que ela precisa realizar, isto é, precisa que haja adesão às suas políticas e estratégias.

Direção – Precisa ainda que as pessoas dirijam seus esforços e talentos para os alvos certos, ou seja, que todos visem os mesmos objetivos haja um alinhamento estratégico adequado.

Empenho – Maiores desafios demandam mais empenho das pessoas, que elas realmente “vistam a camisa” e ajudem a empresa a lidar com as dificuldades.

Eficiência – As pessoas estão sendo chamadas a aprender coisas novas – de modo rápido – para manter níveis de eficiência condizentes com as exigências do mercado.

Inovação – Por fim, a empresa precisa de ideais, soluções alternativas, sugestões de melhora.

Havendo objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva isenta criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para o desempenho de uma empresa.

Fontes de recrutamento

As fontes de recrutamento mais utilizadas pela as empresas podem ser classificadas em internas, externas.

Recrutamento interno: é o mais empregado pelas empresas que tem um sistema de desenvolvimento humano, quando o empregado tem que passar por vários processos de treinamento ou adaptação, a uma nova função promovendo programas de treinamento interno, outro processo positivo é a progressão em espiral dentro da empresa, isto é quando um profissional passa por vários setores, podendo existir progressão horizontal diagonal e vertical, muitas das vezes a empresa elabora junto com seus empregados muitas satisfação para os profissionais, pois se sentem responsáveis por seu futuro, consistindo no preenchimento das vagas por meio de promoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com