TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório PIAF Escola PEI

Por:   •  5/2/2024  •  Dissertação  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO PLANO DE APRIMORAMENTO E FORMAÇÃO

NOME DO PROFESSOR (A): Elessama Coutinho Mathias Facci

DISCIPLINAS: Matemática e Orientação de Estudos

COMPETÊNCIA: 2 Domínio do conhecimento e contextualização. - 2.3.1 Consegue relacionar os conceitos da disciplina à realidade prática (contexto do aluno,Projeto de Vida etc.). 

Atividade  1- Assistir o filme Sociedade dos Poetas Mortos. E produzir um relatório com síntese das ideias práticas adquiridas.

Atividade 2-  Aplicar em sala com os estudantes o conhecimento adquirido.

Atividade 1

Sociedade dos Poetas Mortos, um filme marcante pela sua mensagem simples,aproveite a vida. Onde um professor fazia de suas aulas um grande aprendizado de liberdade,criatividade,autoconhecimento e respeito. O Keating tem uma meta: fazer seus alunos pensarem. Ele corta o ensino voltado para o capital no qual os seus alunos vivem e quer deixar a luz própria de cada um brilhar mostrando que sempre há um outro lado de visão no mundo e que não se deve aceitar cegamente o que está sendo imposto por conta de um bom discurso ou ditador da verdade (professores) como um alienado mas sim questionar, criticar, e chegar em uma conclusão individual. Isto é mostrado quando o professor pede para que seus alunos rasguem o capítulo que diz que poesia deve ser somente analisada, quando para ele a poesia deve ser sentida, despertando emoções, ouvida, inspiradora e ser vivida.

     A escola carrega honra, disciplina, tradição e excelência como seu lema. Seus alunos vivem pressionados pelos seus pais pois estão recebendo uma educação voltada para o capital no qual saindo dali devem passar em uma boa faculdade e seguir uma profissão que lhe garante dinheiro e status. O professor quebra isso. Ele abre os olhos dos alunos mostrando que não existe apenas um caminho mas vários e que eles devem escolher.

O professor também trata a sua educação como um processo humano, transformando de dentro para fora, enxergando as dificuldades de cada um e trabalhando individualmente.

Ele ensina prega o Carpe Diem (aproveite o dia, colha logo o seus botões) e faz os alunos enxergarem o mundo de um jeito diferente subindo em cima de sua mesa.

É interessante o termo educador pois o filme mostra muito bem a diferença entre este e um professor: um professor pode ser um educador, mas um educador nunca será somente um professor. Este reproduz um saber, aquele transforma seres humanos para ele e para todos. O filme faz o papel de professor para o telespectador. É inspirador e motivante, a crítica aos moldes de educação são óbvios mas a filosofia é complexa.

         No filme, as escolhas pedagógicas , bem como o entendimento sobre educação do professor keating transparecem em diversos momentos, um que achei importante que a meta pedagógica do professor era evidenciar para os alunos de maneira clara, de forma que os alunos, diferente de um ensino que prima pela memorização acrítica de conteúdos, hábitos e atitudes, bem como pela assimilação acrítica de verdades, sabiam  porque deveriam fazer aquilo que o professor lhes pedia. o professor em momento nenhum quer que os alunos fiquem contra a escola ou que quebram as regras, mas que sim se sintam inseridos nela. Não é a tradição em si que é negada por Keating, mas a forma como esta é posta aos alunos de forma a abafar e mesmo extirpar qualquer possibilidade de renovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com