TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Goffman

Ensaios: Resenha Do Livro Goffman. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 7

Segundo o autor Erving Goffman que realizou o seu estudo em 1955 a 1956 fez seu trabalho de campo de um ano no Hospital Elizabeths em Washington ele observa a rotina de aproximadamente 7.000 internados onde ele se dispõe a conhecer o mundo social do internado Para Goffman os cinco agrupamentos das instituições totais são as seguintes:

1°) Cegos ,velhos , órfãos e indigentes =incapazes e inofensivos.

2°) Sanatórios para tuberculosos, hospitais para doentes mentais e leprosários=incapazes de cuidar a si mesmas, preconceito da comunidade embora não intencional.

3°) cadeias, penitenciárias, campo de prisioneiros de guerra, campos de concentração=perigos intencionais assim isolados não provocam o problema imediato.

4°)Quarteis, navios, escolas internas, campos de trabalho, colônias e grandes mansões=modelo mais adequado para tarefa de trabalho.

5°)Abadias, mosteiros, conventos e outros claustros=refugio do mundo e local para crenças religiosas.

Segundo Goffman as Instituições Totais são assim divididas onde cada um esta subdivido perante a sociedade que não se enquadro no padrão de pessoas ¨normais¨ ou que esta procurando sua vocação no caso de religião ou em seguir carreira militar.

As três esferas da vida que goffman cita se dispõe do individuo em dormir, brincar e trabalhar em diferentes ambientes, com diferentes pessoas, sob um plano de autoridade geral. As Instituições totais surge como quebra dessas barreiras que no geral separam essas três esferas da vida.

Em primeiro lugar que a vida é realizada no mesmo lugar sob única autoridade que no meu ver é a primeira fase da vida a do nascimento, infância e adolescência que autoridade maior é os pais o respeito pois eles irão educar , amar e passar todo o ensinamento que tem em suas vidas para que possamos sofrer o menos possível com mundo lá fora.

Em segundo lugar a fase diária do participante em suas atividades com todo o grupo formado um grupo grande que tem que o mesmo tratamento e pessoas obrigadas a fazer a mesma coisa em conjunto. Eu identifico isso como a parte da vida onde a adolescência se encaixa melhor pois muitos adolescentes são obrigados a ajudar em casa pois não querem saber de suas obrigações dentro do seu lar é uma fase de rebeldia em muitas vezes onde o a paciência da autoridade maior os pais é colocada em teste a todo momento por alguns adolescentes.

Em terceiro lugar todas atividades tem horários a serem compridos como um cronograma de que cada individuo tem um determinado tempo para cumprir determinada tarefa. Neste caso já estamos na fase adulta onde temos os direitos e deveres a serem compridos o mundo oferece as regras a serem compridas e caso não cumpra poderá pagar pelas consequências que ocasiona na sociedade.

Cada um, gera os aspectos que são encontrados em outros locais, além das Instituições Totais. Sendo assim um grupo grande de pessoas que necessita de cuidados ele é supervisionado pelo grupo dirigente em que um depende do outro onde nesse caso especifico tratamos dos doentes mentais em que ele deve obedecer e se isso não acontecer ele irá ser punido pois é bem claro que onde esse doente mental esta sendo em tratamento muitas vezes impostos contra ele mesmo por seus familiares que o convencem para buscar o tratamento ou por meio judicial onde ele é obrigado e se ele não se ajudar ele irá dentro da Instituição sofrer penalizações devido ao seu mau comportamento pois todo o corpo medico da Equipe Dirigente esta buscando o melhor tratamento para dar a cura a esse ser humano que é retirado do mundo aqui fora onde ele é mais um numero dentro de uma Instituição onde ele acaba perdendo o seu eu morrendo por dentro devido as condições que são impostas a ele desde o momento da admissão onde ele muitas vezes ele já esta medicado que é um familiar que responde ao medico o porque da internação onde ele é tirado suas vestes é colocado o uniforme do hospital que é o avental do hospital e deixa seus pertences com seus familiares onde ganha um numero dentro da Instituição pois ele agora é um paciente do quarto ex:409 E, com risco de suicídio onde o medico mesmo já fala em termos técnicos paciente do quarto 409 E com RS. Outro exemplo é quando a pessoa vai ficar presa para cumprir pena ela entra no presidio e vai fazer o processo de admissão onde irá tirar foto ,tirar impressões digitais, despir, tomar banho, cortar os cabelos e ser assim distribuído numa galeria e ir para sua cela onde ira cumprir sua pena, mas em ambas Instituições cada casa tem o seu processo de admissão onde todos irão passar.

Eu vejo que a mortificação do eu cada um vai passando devido ser arrancado da sua rotina do mundo que vive aqui fora para uma realidade interna que cada Instituição propõe ao internado pois ele começa a perder as suas referencias pessoais sua identidade pois na Instituição ele será mais um(numero) ao ser enquadrado dentro da mesma e tendo que se dispor ao conjunto de regras da Instuição a serem seguidas dentro do cronograma apresentado, onde muitas vezes o pessoal da equipe dirigente o destrata o internado, humilhando, obrigando a ele fazer determinadas tarefas aos quais não os cabem mas para eles adquirem umas ¨regalias¨ os internados acabam se sujeitando a cumprir tais tarefas que lhe são desiguinadas.

O primeiro momento d admissão é caracterizado como despedida e um começo onde a perda do eu muitas vezes não parte somente da parte física mas sim o fato de quando se é admitido na Instituição a nudez, essa sim deixa a pessoa mais frágil pois no mundo externo o mundo que é considerado normal as condições não são as mesmas isso mexe muito com o internado onde ele passa o sentimento de mutilação pois na Instituição ele perde o seu nome, perdendo assim sua identidade junto ao mundo externo e começa a viver o mundo interno que é apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com