TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Do Idoso

Trabalho Universitário: Saude Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  9.841 Palavras (40 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 40

SISTEMA EDUCACIONAL ANHANGUERA

DOENÇAS NEUROLOGICAS NO PROCESSO DE SAÚDE DO ADULTO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

• Antonia de Matos Rocha RA - 111537088

• Danila Mariano de Carvalho RA - 5863181817

• Francisca Neuma Lopes Mendes RA - 111560527

• Luciene de Jesus RA - 111311489

• Marilaine Bertipaglia Bruza RA - 111456827

• Rosiane Clara Machado RA - 111507529

• Sonete Batista S.Trindade RA - 111282209

DOENÇAS NEUROLOGICAS NO PROCESSO DE SAÚDE DO ADULTO

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

RESUMO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de obtermos uma visão mais ampla sobre algumas afecções pertinentes ao paciente adulto. Foi realizado um estudo de caso onde abordou-se uma grave e comum doença neurológica conhecida como Acidente Vascular Cerebral ou também conhecida como Acidente Vascular Encefálico. Os principais aspectos da patologia foi desenvolvida utilizando o raciocínio crítico para elucidar os questionamentos referentes a doença.

Palavras chave: Doenças neurológicas, acidente vascular cerebral, acidente vascular encefálico cuidados de enfermagem, diagnósticos de enfermagem

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................

2. OBJETIVO..........................................................................................

3. MÉTODO............................................................................................

4. EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO..................................................................

5. CONCLUSÃO......................................................................................

REFERENCIAS..........................................................................................

ANEXOS - Artigos selecionados...........................................................

1 - INTRODUÇÃO

Doenças Neurológicas

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos. O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaléia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaléia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaléias, distúrbios do sono, doenças cérebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

O AVC é uma síndrome neurológica complexa que envolve anormalidades repentinas no funcionamento do cérebro, devido a uma interrupção da circulação cerebral ou por causa de uma hemorragia, podendo ela ser paraquimatosa ou subaracnóidea. Essa patologia é considerada como uma emergência médica e deve ser atendida desta forma (OLIVEIRA, 1996).

Acidente Vascular Encefálico

O Acidente Vascular encefálico (AVE) é definido como uma súbita perda de função encefálica devido à interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada região encefálica. Pode ser dividido em dois tipos: o acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI) e o acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH). Cerca de 85% dos casos de AVE são de origem isquêmica e 15% de origem hemorrágica. Em relação ao AVEH, 10%são por hemorragia intraparenquimatosa (HIP) ou hemorragia intracerebral e 5% por hemorragia subaracnóide (HSA).

Nas suas diversas formas de apresentação, o AVE constitui uma emergência neurológica e a perda de tempo para abordagem desses pacientes significa pior evolução e prognóstico.

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

Definição

No acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI), há diminuição do suprimento sanguíneo, com menor oferta de oxigênio e glicose, para determinada região do encéfalo. A intensidade da lesão isquêmica esta relacionada à duração e à gravidade da redução do fluxo sanguíneo, bem como a presença de circulação colateral.

Os fatores de risco mais importantes no AVEI são: idade, sexo masculino, antecedente familiar de AVE, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, fibrilação arterial, estenose de carótida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com