TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Na Soldagem

Pesquisas Acadêmicas: Segurança Na Soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

2. SEGURANÇA NA SOLDAGEM

As operações de soldagem devem ser realizadas apenas por trabalhadores qualificados. Os trabalhadores devem ter consciência dos riscos, meios de proteção e consequência de falta de cuidado no processo de soldagem.

É indispensável, também, que esse trabalhador qualificado se preocupe em adotar medidas de saúde e segurança capazes de minimizar acidentes. Com isso será descrito abaixo os perigos que a soldagem oferece e as principais medidas de saúde e segurança a serem adotadas.

2.1. PRINCIPAIS RISCOS E DOENÇAS PARA UM SOLDADOR

Em todos os processos de soldagem por fusão, os riscos à que o soldador se expõe são imensos. Entre estes riscos podemos citar os seguintes:

• Poluição por fumos de soldagem;

• Radiação visível e invisível;

• Ruídos excessivos;

• Choques elétricos;

• Incêndios e explosões.

2.1.1. POLUIÇÃO POR FUMOS DE SOLDAGEM

A liberação de fumos metálicos nos processos de soldagem é um fato e inevitável estes fumos oriundos de partículas metálicas liberadas na fusão de metais, provocada principalmente por resíduos no metal base por exemplo de óleos, impurezas, tintas entre outros . Por exemplo, no processo de eletrodo revestido são liberados fumos prejudiciais à saúde, que podem provocar desde irritações nos olhos e vias aéreas como problemas futuros em caso de grandes exposições aos mesmos, a exemplo de câncer nos pulmões em virtude substâncias contidas nos revestimentos de alguns deles.

2.1.2. RADIAÇÕES VISÍVEIS E INVISÍVEIS

As radiações emitidas pelos processos de soldagem são invisíveis e visíveis. A emissão de radiação visível é decorrente da luminosidade existente no arco elétrico que em conjunto com os raios invisíveis podem causar problemas de visão e queimaduras podendo ocorrer lesões irreversíveis nos olhos e até câncer de pele.

2.1.3. RUÍDOS EXCESSIVOS

A utilização de esmiris, lixadeiras, martelos e as próprias fontes de soldagem provocam altos índices de ruído no ambiente de trabalho, podendo comprometer a audição.

2.1.4. CHOQUES ELÉTRICOS

Como é inevitável a utilização da energia elétrica, mediante a uma descarga elétrica o ser humano pode ter formigamento pelo corpo, espasmo muscular, parada cardíaca podendo levar a pessoa a óbito. Com isso é necessário ter muitas precauções no manuseio e manutenção das máquinas e equipamentos de solda.

2.1.5. INCÊNDIOS E EXPLOSÕES

A operação de soldagem gera calor e fagulhas, desta forma apresenta riscos eminentes de incêndio e explosões. Para evitar problemas desta natureza, é necessário remover todos combustíveis existentes próximos e no local de trabalho, vedar aberturas e espaços existentes em máquinas que possam acumular fagulhas e outros ambientes que possam causar riscos de incêndios, equipamentos inflamáveis que não podem ser removidos devem ser cobertos e manter extintores de incêndios no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com