TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção por consequencias

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A analise do comportamento considera os organismos em três níveis. São eles : filogenético, ontogenético e cultural. Assim, para analisar o comportamento de um organismo é preciso levar em conta a historia, os aprendizados em sua vida e as particularidades da cultura quem que está inserido.

Partindo da idéia de que todo ser vivo evolui através do processo de seleção natural de Darwin, Skinner propõe seu modelo de seleção por conseqüências. Quando Skinner fala sobre as contingências de seleção natural, ele se refere as características dos membros de uma espécie e a padrões comportamentais que seriam selecionados segundo os mesmos mecanismos, atuando não só nas características, mas também no comportamento.

Na teoria de Skinner o nível filogenético é aquele em que atuam as contingências de sobrevivência, as quais os comportamentos de um organismo em sua interação com o ambiente são selecionados por suas conseqüências naturais. O Ontogenético também se torna importante, pois é referente as contingências que constituem a historia de vida de um organismo em particular. E por fim o Cultural, que segundo Skinner é um conjunto de contingências especiais mantido por um dado ambiente social, formulado mediante o uso de regras e leis, ou seja, o ambiente e a interação com o mesmo.

Por exemplo, no texto "Ela Calça as Estrelas", Constancia Basto começou a desenhar seus próprios sapatos, já que seus pés eram longos e finos de mais, e os sapatos "comuns" eram desconfortáveis, ou seja, pelo fato de os sapatos não serem confortáveis pelo formato de seu pé, ela começou a desenhas seus próprios sapatos, adaptando-se assim a sua condição física. O fato de as amigas de sua mãe serem socialites ajudou com a divulgação do produto, Constancia era uma jovem de condição econômica favorável para que pudesse mandar confeccionar seus desenhos. O fato dela ser uma pessoa que tem apoio da família também foi um fator que ajudou muito para que sua marca se tornasse famosa.

O fator filogenético consiste em o pé dela ser diferente e ela ter de se adaptar. O fator ontegenético é o fato de que os outros sapados a incomodavam, então ela começou a desenhar os próprios sapatos, que além de bonitos eram confortáveis. E por fim o fator cultural, Constança era membro de uma familia com condições financeira para apoia-la, o ambiente em que ela vivia favoreceu a divulgação dos sapatos, assim como as relações com os outros indivíduos, e assim ela se tornou uma renomada estilista, com sua marca conhecida no mundo inteiro.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com