TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Selo de selagem

Seminário: Selo de selagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 12

ALVENARIA DE VEDAÇÃO

Alvenaria é um tipo de sistema construtivo, constituído por um conjunto de elementos rígidos como tijolos e blocos, sobrepostos em camadas e unidos ou não com a utilização argamassas. Esse sistema se divide em duas partes, a alvenaria estrutural e a de vedação, tema deste trabalho.

A alvenaria de vedação é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. Ela não tem função estrutural, mas esta sujeita a cargas acidentais como: deformações da estrutura de concreto, recalques de fundações e movimentações térmicas, etc.

A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de concreto armado moldada no local) utiliza para o fechamento dos vãos as paredes de alvenaria.

Propriedades que as alvenarias devem apresentar:

• Resistência à umidade e aos movimentos térmicos;

• Resistência à pressão do vento;

• Isolamento térmico e acústico;

• Resistência à infiltrações de água pluvial;

• Controle da migração de vapor de água e regulagem da condensação;

• Base ou substrato para revestimentos em geral;

• Segurança para usuários e ocupantes;

Evolução dos materiais e técnicas construtivas

Taipa - Taipas são paredes feitas de barro. Durante a construção esse barro é amassado dentro de formas de madeiras, onde fica até secar completamente e se tornar uma estrutura resistente. São paredes incombustíveis, isotérmicas e particularmente baratas. Embora seja um material de construção bastante utilizado, sobretudo em regiões argilosas, e tenha uma resistência comparável à do cimento, não foi muito usada para a construção de fortificações, pois têm como inconveniência serem facilmente atacadas por roedores e a fraca estabilidade a esforços laterais provocados pelas cargas da cobertura.

Pau-a-pique - A construção do pau-a-pique é uma técnica antiga e constitui-se em uma malha vertical de madeira ou bambu, amarrada com cipó, formando um grande painel perfurado que é revestido por barro. Essa técnica construtiva foi utilizada em áreas rurais durante os séculos XVIII e XIX.

Cantaria/Alvenaria de pedras - Técnica de cortar e preparar rochas para a construção, com efeitos decorativos e estrutural. É uma das mais antigas técnicas de construção. Grandes obras, como catedrais, pontes e castelos, foram construídas usando esta técnica. Uma obra em cantaria tanto pode usar argamassa como pode ser no estilo pedra seca.

Tijolo de barro/Adobe - O tijolo de adobino é um material vernacular usado na construção civil. São tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi- industrial.

Componentes da alvenaria de vedação

• Tijolos e blocos.

Tijolo comum (Maciço) - Para a fabricação do tijolo comum é utilizada uma mistura de argila, terra arenosa e água, os tijolos secam ao sol e depois são cozidos a uma temperatura entre 900 a 1.100ºC. As peças que ficarem mais próximas do fogo ficarão mais escuras e terão resistência física maior. A cor do tijolo varia com o tipo da argila, porém a mais encontrada é aquela que fica entre o vermelho e o amarelo.

O tijolo comum dispõe de vários modelos formatos. Existem variedades para compor cantos de 45 e 90º, paredes curvas, modelos semicirculares para colunas e plaquetas para revestimento, tudo depende da finalidade e do acabamento que se quer empregar na obra. Ele pode ser usado na construção de paredes estruturais, de vedação ou ficar aparente com finalidade de acabamento, muitas vezes servindo até como revestimento.

As dimensões padrões segundo a ABNT são de 19cm de comprimento x 9 cm de largura x 5,7cm de altura.

O tijolo comum proporciona bom isolamento acústico e térmico e pelo fato de ser uma vedação maciça, suporta melhor qualquer esforço à tração, como a colocação de pregos e até mesmo estantes e armários.

O custo de assentamento do tijolo comum é maior se comparado ao tijolo baiano (cerâmico), por serem peças menores e consumirem mais tempo de mão-de-obra, além de consumir mais argamassa e o peso, por ser mais elevado, exige uma superestrutura, consumindo mais material.

A utilização do tijolo comum para a construção de casas e prédios, muito comum no passado, está atualmente em desuso, pelo alto custo que acarreta para a execução da obra, além do maior tempo para a sua realização. A sua utilização tem se dado apenas com intuito de acabamento.

Tijolo cerâmico (Baiano) - Os tijolos baianos ou cerâmicos tem como matéria prima a argila, que misturada com água, é deixada para descansar. Logo após, ela vai para a maromba, onde ganhará o seu formato correto. Depois eles secam antes de serem postas em fornos onde a temperatura passa dos 850ºC. O procedimento para o tratamento térmico em altas temperaturas da argila deve seguir a NBR 15270, da ABNT, para garantir a boa qualidade das peças.

O tijolo baiano ou cerâmico possui vários tamanhos de 14x19x29 à 11,5x14x24 (LxHxP) o que, comparado com o tijolo comum, proporciona um rendimento maior no tempo e no custo da execução da obra, pois é mais barato e consome menos argamassa. O assentamento do bloco cerâmico é mais fácil, dispensando a utilização de mão de obra especializada.

Tijolo cerâmico laminado - Eles são semelhantes ao tijolo de barro cozido, porém apresentam um melhor acabamento e mais leveza, mas também são bons isolantes térmicos e acústicos. É um tipo de material que dispensa revestimento, por ser utilizado justamente para ficarem aparentes. É mais preciso nas dimensões e possuem cantos e arestas mais resistentes. A maior desvantagem é seu alto custo.

Esse tipo de vedação requer alguns cuidados tanto na hora da construção, onde é preciso molhar as peças antes de fazer o assentamento, quanto para garantir a sua durabilidade e estética, como por exemplo, com a limpeza e a impermeabilização.

Tijolo de vidro - É composto por duas paredes de vidro, com uma camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com