TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA BUROCRATICA

Seminário: TEORIA BUROCRATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA BUROCRATICA

A teoria da burocracia se desenvolveu na administração por volta da época de 1940. Essa teoria foi desenvolvida por Max Weber, o objetivo desse estudo era compreender uma maneira eficiente da sociedade se organizar.

A Escola burocrática surgiu pela fragilidade da teoria clássica e da teoria das relações humanas. A teoria clássica e das relações humanas têm pontos de vistas extremistas, pois a teoria clássica se foca nos processos, já a teoria das relações humanas se foca nas pessoas. É preciso ter um conjunto de todos esses valores.

Conforme as empresas cresciam, havia uma necessidade de sistemas organizacionais mais bem definidos. A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, além de garantir a máxima eficiência possível no alcance de seus objetivos. Para entender a burocracia, Max Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade, Weber difere três tipos de sociedade:

1° Sociedade Tradicional- Se denomina em sociedade Partriarcal e patrimonialistas, exemplo: os indiginas, reinados...

2° Sociedade Carismática- Onde se predomina características Místicas, e Personalísticas, exemplo: grupos religiosos.

3° Sociedade Legal, Racional ou Burocratica- Predominar-se normas impessoais e racionalidades nas escolhas dos deveres em todos os aspectos, exemplo: Exercito, Juizes...

Para Max Weber, poder significa a possibilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, autoridade é a imposição do poder, “mas nem sempre quem têm autoridade, têm poder”.

Para Weber a Burocracia é uma organização eficiente por excelência, para produzir a eficiência na visão burocrática, tudo têm que está organizado nos mínimos detalhes.

Segundo Weber a Burocracia têm as seguintes características:

*Caratê legal das normas e regularmentos- a burocrácia têm sua legislação própria.

*Caratê formal das comunicações- na burocracia, as comunicações são de forma escrita, tudo precisa está registrado para que haja uma comprovação de tudo o que for a ser feito.

*Caratê Racional e Divisão do trabalho- Cada um saberá o que deve fazer em sua determinada área de trabalho, sem que haja intrometimentos alheio nos deveres.

* Caratê Impessoal nas relações- na burocracia as pessoas não são consideradas como pessoas, e sim ocupantes de determinados setores, o poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa.

*Hierarquia da Autoridade- A Burocracia é uma organização que desenvolve seus cargos de acordo com a hierarquia, os cargos menores devem está sobre a supervisão dos cargos maiores, nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.

*Rotina e Procedimentos Padronizados- A Burocracia é uma organização que determina as regras de forma padronizada, para que haja o melhor desempenho de cada cargo. Todos seguem as regras, não existe vontade própria. Os objetivos são alcançados conforme a rotina e o procedimento, procurando a máxima disciplina, para obter a máxima produtividade.

*Competência Técnica e Meritocracia- A Burocracia é uma organização que escolhe as pessoas aos seus cargos pela competência técnica e por seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com