TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Matematica Da Administração

Casos: Teoria Matematica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Matemática da Administração

Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

Aplicações da Teoria Matemática

A Teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações. Os temas mais tratados pela Administração por Operações são:

• Operações: o estudo dos processos produtivos e produtividade empresarial;

• Serviços: o estudo dos sistemas de operações de serviços;

• Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.

• Estratégia de operações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional;

• Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações.

O Processo Decisório

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.

Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão.

Modelos matemáticos em Administração

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação desses modelos focaliza a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de algo a ser feito. É por meio dele que se fazem representações da realidade, simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Além disso, delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

Pesquisa Operacional

PO é a aplicação de métodos, técnicas e instrumentos científicos a problemas que envolvem as operações de um sistema, de modo a proporcionar aos que o controlam, soluções ótimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com