TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Historia

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

AD1-Teoria da História

De acordo com Raquel Glezer, o historiador do Século XXI, hoje pode contar com mais um suporte para as suas pesquisas, a tecnologia. O historiador pode estar contando com o sistema de informação em Tempo Real.

A multiplicidade de fontes e de narrativas historiográficas criou problemas para a formação do historiador. Em nossos dias, ficou impossível a um ser humano cobrir todas fontes possíveis existentes e as formas de analisá-las, pois os objetos de pesquisa se tornaram variados e diversificado.

No senso comum da sociedade ocidental contemporânea, o objeto dos historiadores é o passado e ele é homogêneo e verdadeiro.

Para os historiadores acadêmicos o passado é uma construção das narrativas possíveis, uma história é baseada em fontes variadas e diversas, que são submetidas a análises minuciosas para verificação de sua elaboração, das informações, lidas e relidas, buscando o não-dito e o implícito, confrontadas com outras fontes e com a bibliografia sobre o mesmo tema e período para os exercícios de compreensão, interpretação e síntese.    

Para os historiadores, a narrativa histórica, que é o trabalho historiográfico, está sempre em transformação, pois é contemporânea, marcado pelas questões candentes do momento em que o historiador vive. Historiadores, pesquisadores em cada um dos múltiplos campos dos estudos históricos, a história na sociedade contemporânea aparece de forma clara e evidente: a sociedade em que estamos inseridos é uma sociedade histórica em todos os sentidos, que não pode dispensar a historicidade, pois se formula em  torno de uma  relativamente longa herança cultural, que por pressuposto articula  todos os aspectos da vida social.

Na sociedade massas, de modo contraditório, há uma grande exploração do conhecimento histórico, quer como passado, como memória, como curiosidade, lugares de memória, monumentos e museus se tornaram alvos de dois fenômenos relevantes: a valorização do espaço construído para exaltação de um elemento do passado como lazer respeitável,, o que os transformou em objetos de desejo e referência não apenas para a visitação escolar mas para toda a sociedade. Resultado da utilização tanto de elementos tecnológicos como dos meios de comunicação para divulgação do evento.

 Em função da variedade e complexidade do campo historiográfico e das rápidas mudanças em suportes tecnológicos, como ser historiador no século XXI.

A História digital permite a acessibilidade a fontes digitalizadas que podem ser acessado em qualquer lugar no mundo.

Permite apresentar dados que são moveis, como por exemplo, o “Site” vale das sombras”que dá acesso a cartas e diários de antes da Guerra Civil americana.  Também ao Campo de internamento japonês na Segunda Guerra com acessibilidade as fotos e fontes de pesquisa. Pesquisar documentos antigos, visitar arquivo online  além de pesquisar em biblioteca e arquivos físicos.  Estudos feitos por historiadores de Estanfort (EUA),apresenta dados e acesso as fontes digitalizada.

A internet é o espaço de difusão aprendizagem, no campo da história a internet, pode contribuir para construir uma história pública. Encurta a distancia que faz parte do meio acadêmico.

Pode ajudar na no estudo da história, no ensino, a pesquisa, a divulgação.

Ajuda na ampliação da fala e da escuta. Gera mais disponibilidade, torna os historiadores mais acessíveis, mais disponíveis, Permitindo a aproximação com o público não acadêmico. O saber histórico precisa ser circular, precisa ser vista e confrontada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com