TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Artigos Científicos: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

DISCIPLINA: ECONOMIA

ALUNA: PALOMA MARINHO CORREIA

TURMA: ND1

QUESTIONÁRIO

1º - Como você acha que a economia de mercado pode melhorar o comportamento econômico nos países?

Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes (empresas, bancos, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. A economia de mercado pode melhorar o comportamento econômico dos países na medida em que promove regulação nos preços com base na livre concorrência e na lei da oferta e da procura.

2º - Você acha que o governo deve controlar os preços de alguns produtos?

O tabelamento de preço por parte do governo nem sempre gera um bom resultado. Quando fixa o preço acima do normal, a demanda cai, pois a população tem menos condições de compra, e a oferta aumenta, causando um excedente no mercado. Quando fixa o preço abaixo do normal a demanda aumenta, mas a oferta cai, pois desencoraja a produção de mais mercadorias, causando assim uma escassez no mercado. Em ambos os casos os preços tendem a voltar à situação de equilíbrio.

Porém, certos produtos, como, por exemplo, remédios, precisam de um controle mais efetivo por parte do governo, pois, são produtos que, independente de preço, terão uma variação muito pequena na demanda, por serem produtos essenciais à manutenção da vida.

3º - Porque você acha que em alguns mercados existe escassez?

A escassez é uma constante presente em qualquer mercado, portanto é preciso administrá-la, pois, os recursos são sempre limitados, alguns mais e outros menos, mas sempre finitos.

Se por um lado a oferta é finita, por outro, a demanda tende a ser ilimitada. Por isso, o sistema precisa encontrar seu ponto de equilíbrio.

4º - Porque você acha que em alguns países, os produtores jogam seus produtos no lixo?

Quando um produto é encontrado em excesso no mercado seu preço tende a baixar. Jogar o produto no lixo, apesar de parecer um procedimento questionável, segue uma lógica econômica. O preço baixo causado pelo excesso é sinônimo de prejuízo para o produtor. Por isso, jogando o produto no lixo, o produtor diminuirá a oferta, acarretando um aumento na demanda e consequentemente um aumento no preço.

5º - Explique o conceito de equilíbrio de mercado, fornecendo um exemplo?

Oferta e Demanda tendem a divergir, pois, se o consumidor sempre busca o menor preço, por outro lado, o produtor deseja sempre uma maior remuneração pelo seu produto. O equilíbrio de mercado busca encontrar um ponto de equilíbrio de modo que consumidores e produtores se satisfaçam. Por exemplo, se temos um produto que tenha a demanda maior que a oferta, o preço dele tende a subir, com isso, a demanda diminui ao passo que a oferta aumenta.

6º - Você acha que a lei da oferta e da procura seria uma boa justificativa para o preço dos imóveis estarem mais elevados hoje, no Recife?

O preço de imóveis, nos últimos anos, no Recife tem sofrido um aumento incomparável com os preços de outras regiões no Brasil e até mesmo no exterior.

A capital pernambucana tem um dos preços por metro quadrado mais autos do Brasil. Isso se deve, provavelmente, pelo aumento do crédito imobiliário, causando assim um aumento na procura, que por muito tempo encontrava-se reprimida. Porém, a oferta não aumenta na mesma proporção que a demanda, acarretando, de imediato, um aumento nos preços.

7º - Os determinantes da demanda e da oferta podem ter variáveis idênticas? Explique.

Podem sim, ter variáveis idênticas, porém, terão impactos contrários na oferta e na procura. Por exemplo, o preço é uma determinante tanto da demanda quanto da oferta, porém na demanda, existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade de produto, se um produto aumenta de preço, a demanda cai, e se, o preço baixa a demanda aumenta. Na oferta, a relação é direta, pois, se o preço aumenta, a oferta aumenta; e se, o preço baixa, a oferta também baixará.

8º - Como você acha que o conceito de elasticidade pode influenciar a vida das pessoas?

A elasticidade é uma medida da resposta dos compradores e vendedores às mudanças das condições de mercado. O consumidor é muito afetado por alterações no preço quanto mais gasta com o produto. Dependendo do horizonte de tempo de análise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.

9º - Porque os empresários, muitas vezes, não pensam em aumentar os preços dos seus produtos, mesmo podendo fazê-los?

Algumas vezes, é muito melhor para os empresários manter seus preços, ao invés de aumenta-los e consequentemente diminuir suas vendas, causando assim uma diminuição do seu lucro ou até tendo prejuízo.

10º - Porque quando o governo decide controlar- ou mesmo congelar os preços- acontecem problemas?

O tabelamento de preço por parte do governo nem sempre gera um bom resultado. Quando fixa o preço acima do normal, a demanda cai, pois a população tem menos condições de compra, e a oferta aumenta, causando um excedente no mercado. Quando fixa o preço abaixo do normal a demanda aumenta, mas a oferta cai, pois desencoraja a produção de mais mercadorias, causando assim uma escassez no mercado. Em ambos os casos os preços tendem a voltar à situação de equilíbrio.

11º - Você acha que manter um preço máximo para o valor da gasolina e do álcool combustível é uma boa ideia em termos econômicos?

Manter o preço máximo dos produtos ocasiona uma diminuição na demanda e aumenta a oferta, acarretando um excedente do produto. Porém, no caso de combustíveis, que é um produto necessário e sem muitos substitutos, à curto prazo, a demanda não irá diminuir muito, o que resulta em uma maior remuneração do empresário. Por outro lado, o aumento nos combustíveis reflete também no preço de muitos outros produtos, pois na formação de preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com