TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Meios De Comunicação

Artigos Científicos: Ética Nos Meios De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre a importância entre a ética e a comunicação social. Para tanto, ao longo do trabalho será necessário entender o conceito da palavra ética e suas aplicações nos meios de comunicação. Além disso, é necessário também abordar a ética como uma característica das práticas profissionais, moldando e uniformizando comportamentos, ideais e posturas.

Outra variável interessante são as bases teóricas dos profissionais de comunicação. Por ser um integrante da coletividade, este profissional possui um atributo que o torna um formador de opinião. Diante desse cenário, a formação ética do profissional de comunicação torna-se essencial, pois assume uma responsabilidade social que leva em consideração valores, normas, expectativas e necessidades de uma sociedade. Assim, passa a existir o compromisso da convivência em grupo dos seres humanos.

2 - DESENVOLVIMENTO

A ética faz parte de uma área da filosofia que estuda valores e comportamentos nas relações entre os seres humanos. A palavra ética deriva do grego “ethos”, que significa “bom costume”, “costume superior” ou “bom caráter”. Ao longo da história do pensamento e da filosofia a ética se tornou cada vez mais um assunto complexo e abrangente. Assim, pode-se definir a ética como o estudo dos discursos morais que tem por objetivo padronizar e moldar comportamentos e opiniões. (MEUCCI, 2013.)

A temática sobre a ética é essencial dentro da filosofia e possui várias correntes e pensadores distintos, como Aristóteles e todos os outros que o sucederam. Segundo Avoth (1962), “ética é a filosofia dos valores humanos”. Esses valores, para Avoth, significam tudo que ensejam a plenitude na realização de um ser humano, ou seja, valores positivos e de bem, que, representam a sabedoria, respeito, e admiração que possam merecer em uma interação social (KOSOVSKI, 1995).

Vale ressaltar que a ética abrange trabalhos com vários enfoques: filosófico, sociológico, histórico, jurídico, psicanalítico e político. Todas essas facetas formam um conjunto de idéias e estilos que fazem menção ao conceito de ética (KOSOVSKI, 1995).

Quando se fala em ética, pode-se imediatamente relacionar tal conceito com a moral, principalmente com o aumento da liberdade de expressão na imprensa que ocorre a cada dia. Pode-se dizer que há uma “crise” nos valores morais que acaba gerando um desrespeito nas leis de convivência, por isso há a necessidade de se analisar os princípios éticos e morais a fim de melhorar e\ou redefinir os valores éticos e, assim, gerar harmonia e paz na convivência dos seres humanos (KOSOVSKI, 1995).

O aumento da liberdade de expressão nos meios de comunicação pode causar injustiças ou conflitos, daí a necessidade de se impor limites em determinadas relações, pois assim é possível evitá-los. Esses limites são formados por princípios éticos que compõem direitos e deveres essenciais à cidadania (KOSOVSKI, 1995).

O papel das comunicações dentro de um país e sua relação com a violência e criminalidade provoca temas para palestras, seminários, debates, etc.; com inúmeras conclusões que em comum acabam constatando sua força e importância no mundo atual. (KOSOVSKI, 1995).

No entanto, apesar de todo esse medo em afastar qualquer tentativa de discutir o tema de um código de ética para os meios de comunicação, não pode ser esquecida. Não são os meios de comunicação que necessitam falar sim ou não a possíveis regras de comportamento, mas a própria sociedade que deve adotar esse encargo (BUSATO, 2001).

A liberdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com