TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural e Pluralidade das Linguagens e Midiática.

Por:   •  9/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]                                                                [pic 2]

DIMENSÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL: Curricular, Formativa dos Sujeitos, Diversidade Cultural e Pluralidade das Linguagens e Midiática.

COMPETÊNCIAS: Acadêmicas, Ético-Estéticas, Políticas e Tecnológicas.

Acadêmica: Compreensão de que a ciência é dinâmica, fruto da construção humana e que suas leis são aproximações válidas em determinados contextos e culturas.

Compreensão de como a estrutura e a origem da linguagem científica é usada na expressão e na validade de suas próprias teorias e modelos.

Articulação de diversos saberes provenientes da área e em diálogo com outras áreas do conhecimento para a ampliação da compreensão de fenômenos e realidades.

Ético-estética: Compreensão de que todos os seres vivos e fatores abióticos são interdependentes e que o equilíbrio do planeta e a manutenção da vida estão relacionados à valoração e respeito a todos os elementos que o constitui.

Busca e preservação do bem comum e da manutenção da vida, em todas as suas formas e expressões e com qualidade, como princípio para a aplicação dos conhecimentos específicos da área.

Tecnológica: Utilização dos conhecimentos específicos da área e suas tecnologias, com o objetivo de atuar buscando favorecer a qualidade e manutenção da vida e a sustentabilidade do planeta.

Análise e reflexão sobre como os conhecimentos científicos podem contribuir para a resolução de problemas contemporâneos da humanidade referentes às ciências e suas tecnologias.

Avaliação de propostas de intervenção na natureza a partir de projeção de possíveis consequências imediatas e futuras, considerado o exercício da cidadania com ética e justiça.

Política: Análise de impactos e consequências imediatos e/ou futuros que as ações do ser humano podem causar o equilíbrio dinâmico do planeta, posicionando-se eticamente diante dos problemas e propondo soluções locais e globais.

Interpretação de como a linguagem científica pode ser utilizada para incluir ou excluir determinados grupos e culturas, e também para interferir nos processos sociais, políticos, econômicos e culturais.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vivenciar o processo de construção de sua identidade, expressando sensibilidade, criatividade, cidadania planetária, diálogos culturais e valores humanos;

Construir/desconstruir representações/experiências, conhecimentos, discursos, linguagens, tecnologias, a fim de ressignificar suas aprendizagens, por meio da investigação, sistematização e comunicação de saberes;

Ampliar a relação com a diversidade social, política e cultural, a partir da interação com seus pares, visando favorecer a construção e a vivência da cultura da solidariedade;

Construir valores e atitudes fundamentados em princípios evangelizadores e concretizados no desenvolvimento das culturas infantis e juvenis, da solidariedade e da paz;

Participar de processos de negociação e de decisão em diferentes âmbitos, usando seus potenciais e responsabilidades consigo e com os outros, nos diversos espaçotempos.

EIXOS ESTRUTURANTES

Contextualização sócio-histórica e cultural; Investigação científica; Linguagem científica.

PLANO ANUAL

PERSPECTIVAS/:CONTEÚDOS NUCLEARES

Corpo humano: saúde em seus múltiplos aspectos (físico, mental, emocional e relacional) e em diferentes culturas. (Obs.: o término do estudo do corpo humano deve ocorrer no final do 4º ano.)

Influências das transformações naturais e antrópicas nas relações, nos hábitos, comportamentos e formas de organização de diferentes espécies selvagens e domesticadas. Corresponsabilidade de com a manutenção da Vida.

Tecnologias: propriedades e aplicações na saúde e qualidade de vida. Consumo consciente e corresponsabilidade na manutenção dos ecossistemas.

Terra-Viva: origem, desenvolvimento e transformações, diferentes interpretações, teorias e culturas.

PLANO TRIMESTRAL – 1º TRIMESTRE

OBJETIVOS DIDÁTICOS

INDICADORES DE APRENDIZAGEM

A1: Correlacionar materiais presentes no cotidiano, com suas propriedades para formar misturas e capacidade de  transformação no meio ambiente, através de associações e experimentos, buscando desenvolver a postura crítica e responsável em relação ao uso e a preservação da natureza.

  1. Identifica os materiais presentes no cotidiano.
  2. Compreende os estados físicos da água.
  3. Investiga as diferentes formas de poluição da água.
  4. Reconhece a importância do tratamento da água para consumo humano.
  5. Compreende nos exemplos do cotidiano que os materiais do ambiente ou do próprio organismo são formados, em sua maioria, por misturas.
  6. Identifica algumas características do solo de acordo com sua composição: arenoso, argiloso, misto (jardim).
  7. Discute com argumentos consistentes os agentes de transformação do solo propondo atitudes benéficas para sua conservação.
  8.  Julga, com base nos dados teóricos, o melhor método para cada tipo de situação problema proposta experimentalmente no laboratório, registrando resultados e conclusões na forma de relatório científico.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM – 1º TRIMESTRE

  • Correlacionar materiais presentes no cotidiano, com suas propriedades para formar misturas e capacidade de transformação no meio ambiente, através de associações e experimentos, buscando desenvolver a postura crítica e responsável em relação ao uso e a preservação da natureza.

           As habilidades a serem desenvolvidas no decorrer das atividades e serão citadas ao longo da ação didática, são:

H7 – Identificar a constituição e propriedade de alguns objetos e as etapas da transformação da matéria para sua  obtenção.

H11 – Relacionar o avanço científico-tecnológico com o processo de ocupação do solo e desequilíbrios socioambientais.

H12 – Identificar, em situações reais, perturbações ambientais, propondo medidas de recuperação.

H21 – Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovida por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva.

 

Parte Diversificada: Participação: 1,0  + Livro Didático, pp. 67 e 68:  1,0  +  Laboratórios (Informática e Biologia): 1,0.

Parte Formal: Prova 1 - Água e materiais do cotidiano: 3,0 +  Prova 2 – Água e Solo: 4,0. 

  • No primeiro momento, os alunos serão orientados a observar tudo ao seu redor na sala de aula, como: quadro, as carteiras, o armário, as janelas, a porta, seus materiais... e responderão as seguintes perguntas:

- De que material é feito o quadro de nossa sala de aula?

- E nossos lápis? Nossos livros e cadernos? As carteiras?

Os alunos deverão registrar como tarefa, no caderno, a observação de diversos materiais existentes nos lugares que frequenta (com que material foi construída sua moradia, do que é feita sua cama, os objetos de uso pessoal...).

  • Partindo da tarefa, os alunos lerão suas respostas para a classe. À medida que vai ocorrendo a leitura, a professora anotará no quadro os materiais mencionados. Os alunos receberão o texto: O convite do tio José, que trata sobre alguns materiais existentes na natureza. Em sala de aula ocorrerá a mediação, cuja expectativa é que os alunos percebam as há semelhanças entre a casa que tio José estava construindo e a sua...

As atividades acima relacionadas contemplam a H7 – Identificar a constituição e propriedade de alguns objetos e as etapas da transformação da matéria para sua obtenção.

  • Prosseguindo sobre os diferentes tipos de materiais da natureza, os alunos serão estimulados a relatar de forma dialogada sobre o que entendem sobre o significado das palavras: líquido e sólido. A professora mediará uma conversa sobre a água, podendo questioná-los:

- Quando ouvimos os termos: líquido e sólido, logo pensamos em qual recurso natural?

- Qual diferença existe entre algo sólido e algo líquido? Como denominamos o estado sólido da água?

De posse do livro didático: Porta Aberta, os alunos deverão abri-lo na Unidade 3: A água e suas características, pág. 54, onde deverão responder oralmente as perguntas da abertura da unidade:

1. Cite uma diferença e uma semelhança entre a água do rio e a água do mar.

2. Como produzimos gelo?

3. Por que a água é tão importante para os seres vivos?

A partir da leitura e dos exercícios, a professora deverá certificar-se de que os alunos compreenderam o conteúdo abordado bem como os estados físicos da água, sua importância para os seres vivos e, caso surja alguma dúvida, deverá ser feita uma remediação do conteúdo. Dando continuidade ao conteúdo sobre água, os alunos abrirão o livro didático na pág.56 a qual contém o texto: Água por toda parte, que envolve os assuntos sobre o motivo de a Terra ser conhecida como planeta água e responderão algumas perguntas sobre o uso pessoal da água (tempo de banho, limpeza da casa, desperdício...). Como tarefa, os alunos deverão questionar um adulto a respeito de como ele usa a água nas atividades do dia, se há desperdício e, após o retorno a sala de aula, depois de lidas as respostas, como remediação dos conteúdos, os alunos deverão fazer um pequeno texto no caderno, onde registrarão as conclusões a que chegaram e que consideram importantes mudar ou reforçar a respeito da utilização e uso consciente da água em sua casa e em outros ambientes que frequenta.

No próximo momento, os alunos farão a prova1, referente a água e materiais do cotidiano no valor de 3,0.

Após a devolutiva, os alunos com o auxílio da professora, farão a remediação da mesma em seu caderno didático.

Na pág. 60, sob o título: Recurso natural indispensável à vida, o texto trata sobre os momentos do dia a dia em que utilizamos a água e mostra a quantidade de litros de água utilizados na indústria e na agropecuária para a produção de vários produtos: aço, gasolina, 1 kg de trigo, 1 litro de leite... Como complemento da atividade os alunos farão o registro no caderno, de uma pesquisa sobre quais cidades brasileiras estão enfrentando a falta de água, listando algumas formas de como podemos utilizá-la em casa, sem desperdício e, na próxima aula deverão compartilhar suas respostas. O objetivo das atividades citadas acima é fazer com que os alunos se informem a respeito da utilização da água em diversos setores da economia, bem como utilizem este recurso natural de forma consciente.

Na aula seguinte, os alunos lerão a pág. 62: Composição e características da água (ao mostrar a fórmula química da água, comentar com os alunos que o número 2 corresponde a duas partes de hidrogênio presentes na água e havendo apenas uma parte de oxigênio, usou-se somente a letra O). Questionar os alunos sobre as vantagens e as desvantagens de a água ser um solvente para grande parte das substâncias, e pág. 65: Os estados físicos da água e no Laboratório de Biologia, sob a orientação da professora Tábata, os alunos verificarão as diferenças existentes entre água potável, água poluída, o caminho da água para o abastecimento de uma cidade, as técnicas de esterilização da água, as doenças existentes pela ingestão de água contaminada, entre outros assuntos que por ventura surgirem. Como tarefa, responderão as páginas 14 e 15 da lição de casa.

No laboratório de Biologia, os alunos farão o experimento: Água – solvente universal, que está nas Atividades Práticas. Realizar atividades da página 12, após realizar experimento proposta na pág.11.  Após as atividades realizadas em sala de aula e no laboratório, os alunos visualizarão os estados físicos da água, os caminhos percorridos até que a água encanada chegue às nossas casas e também a importância do consumo de água potável.

  • Na aula seguinte, os alunos serão convidados a relembrar sobre os estados físicos da água e, no livro didático, pág. 65 lerão o texto: Os estados físicos da água. Mostrar como o ser humano se beneficia dos três estados da água, explicar como ocorre cada mudança de estado da água. No caderno, solicitar que desenhem cada um dos estados da água em um ambiente; apresentar-lhes um mapa-mundi ou globo terrestre identificando as áreas em que a água está nos estado líquido ou sólido (geleiras); mostrar um mapa do Brasil mostrando a distribuição dos rios e também um mapa da cidade de Cascavel com os rios que a cortam e a abastecem. Os alunos deverão responder as atividades no livro didático, páginas: 67 a 75 e realizar a lição de casa das páginas. 16 e 17. 

As pp. 67 e 68 servirão como atividade avaliativa (parte diversificada): 1,0.

As atividades acima relacionadas são contempladas pela H21 – Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovida por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva.

  • Os alunos serão convidados a trazer de casa todo tipo de informação (reportagem, ilustrações, textos, conceito...) a respeito dos diversos tipos de solo existentes (arenoso, argiloso, misto - preparado para jardim). No dia agendado, deverão trazer os resultados e apresentá-los a turma, selecionando-os e identificando-os de acordo com as características semelhantes. Com a orientação da professora, poderão organizar em uma tabela os dados resultantes da pesquisa – em papel Kraft – e expor em sala. Enquanto a tabela vai sendo produzida, os alunos poderão falar sobre a importância das minhocas e como ajudam a enriquecer e arejar o solo, o que é, e o que pode causar a erosão no solo...  A professora mediará os questionamentos, podendo interferir nas respostas, se necessário. Responder oralmente as perguntas que iniciam a unidade 4: O solo -

     1. Como o solo é formado?

         2. De que maneiras o solo pode ser utilizado?

         3. O que é desmatamento?

Realizar leitura oral e individual das páginas: 78 e 79: Formação do solo. Responder atividades da pág.72.   A expectativa é que os alunos relatem experiências vivenciadas durante a coleta de acordo com o interesse dos alunos.

  • Em outro momento, os alunos irão até o laboratório de Biologia, onde a professora já deverá ter disposto nas bancadas os materiais necessários para que os alunos relacionem os diversos tipos de solo com sua permeabilidade à água, proposta de experimento contida na pág. 84 do livro didático Porta Aberta, respondendo as questões propostas nas págs. 85 e 86. No retorno a sala de aula, os alunos deverão registrar em seu caderno todas as etapas da aula no laboratório, se for necessário a professora deverá fazer uma remediação do que foi visto e, em seguida os alunos lerão individualmente as páginas: 86 e 87 – Permeabilidade do solo, Preparo do solo, Desgaste e destruição do solo,  respondendo as questões propostas.
  • Se possível, na mesma semana, os alunos deverão realizar os experimentos: Componentes do solo, As plantas e os diferentes tipos de solo e Tipos de solo e a sobrevivência das plantas do complemento: As atividades práticas, páginas: 13 a 19.

Os alunos responderão as atividades da Lição de Casa: 10, 11 e 12, conforme será estudado cada tema da unidade.

As atividades supracitadas contemplam a H11 – Relacionar o avanço científico-tecnológico com o processo de ocupação do solo e desequilíbrios socioambientais e a H12 – Identificar, em situações reais, perturbações ambientais, propondo medidas de recuperação.

Obs.: a participação dos alunos no laboratório servirá como avaliação na parte diversificada (1,0).

Durante o trimestre será levado em conta a participação dos alunos no que se refere a comportamento, registros e organização no caderno, realização das tarefas, pesquisas – parte diversificada (1,0).

Ao término dos conteúdos supracitados, será realizada a parte formal com a realização da prova referente aos assuntos sobre água e solo trabalhados no trimestre (4,0).

Atividades pontuais;

Sequências didáticas;

Espaços de Aprendizagem;

Projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com