TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo, Clima, Vegetação, Hidrografia

Trabalho Universitário: Relevo, Clima, Vegetação, Hidrografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  4.124 Visualizações

Página 1 de 3

Relevo 

O relevo canadense é bastante diversificado, incluindo planícies férteis aproveitadas pela agricultura e vastas cadeias de montanhas. As regiões montanhosas são recortadas por planaltos, pradarias e vales, repletos de lagos e rios.

As cadeias de montanhas são a Torngat, Apalaches e Montes Laurencianos a leste; as Montanhas Rochosas, Serra da Costa e Mackenzie a oeste; Saint Elias, British Empire e Princess Margaret ao norte. O ponto culminante do Canadá é o Monte Logan, com 6050m de altitude.

O Canadá possui em seu território um sétimo de toda a água doce do planeta. Os rios e lagos são numerosos e de grande importância para o país, alguns deles permanecendo congelados no inverno.

Os principais lagos são o Huron, Grande Urso, Erie e Ontario. Os rios mais importantes são o Mackenzie, São Lourenço, Yukon e Colúmbia.

Clima

O clima canadense é fortemente influenciado pelas massas de ar, normalmente no sentido oeste-leste, porém se deslocando do Ártico em direção ao sul durante o inverno. Grande parte do país apresenta clima temperado continental, entretanto a região do extremo norte é de clima polar cujas temperaturas acima de 0ºC duram apenas algumas semanas no ano.

Devido ao clima extremamente frio, muitas regiões do país não são utilizadas para a agricultura, no entanto as nevascas típicas destas áreas são consideradas um espetáculo para os visitantes.

Vegetação

O canadá é conhecido por três tipos marcantes de vegetação, a tundra, a floresta boreal e a pradaria.

A Tundra: A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo durante a estação "quente" das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre.

Floresta Boreal: A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climatéricas difíceis: temperaturas muito baixas, solo gelado durante uma grande parte do ano. A água é abundante. Existem inúmeros pântanos. As sementes têm dificuldade em germinar nestas condições. É muitas vezes necessário secar o solo, vazando os fossos, de forma a permitir à floresta a sua regeneração.

Pradaria: Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o campo. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edáficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas (Odum, Fundamentos de Ecologia, 2004) O solo geralmente é cheio de túneis e tocas de animais. As pradarias são também encontradas ao lado de desertos. O clima varia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com