TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antigona

Artigo: Antigona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

ANTÍGONA

A cena ocorre em Tebas, na praia em frente ao palácio Real, onde reina Creonte o grande herói do dia. É madrugada do dia em que os irmãos de Antígona morrem lutando as portas de Tebas.

Antígona filha de Édipo e de Jocasta irmã de Ismênia, de Etéocles e Polinice acompanhou seu pai na trágica historia de vida cometeu o crime contra o próprio pai e foi obrigado a casar com Jocasta, na qual cometeu o crime de incesto sem saber, se exilou após vazar os próprios olhos após ter sido perseguido pelos próprios filhos e Jocasta suicidou-se. Então Antígona voltou para Tebas.Após a morte de seu irmão Etéocles e Polinice lutando pelo poder, seu tio Creonte se tornou rei e decidiu que faria as honras fúnebres para apenas um dos irmão e que o outro seria comido pelos animais jogado ao relento a Polinice seria comida de animais selvagens e sem o direito de uma sepultura seu não alcançaria o descanso e o reino dos mortos, sob pena de morte quem contrariasse suas ordens. Então restaram apenas Antígona e Ismênia anciosas sobre noticias daquela noite infeliz onde seus dois irmãos que morreram, Antígona apavorada com a decisão de Creonte conversa com Ismênia sua irmã adorada e conta a ela a decisão do rei exige de sua irmã uma posição como prova de seus sentimentos, pede ajuda para enterrar seu irmão que foi renegado por Tebas, mas Ismênia resolveu acatar as ordens do rei pois se considerava fraca para lutar contra suas decisões e Antígona muito abalada com a decisão da irmão deixou de insistir e criticou sua atitude.

Creonte decidiu a levar adiante sua decisão perante Tebas de permitir um sepultamento digno apenas para um dos irmãos de Antígona. Sendo assim deu ordens ao guardas para cuidar do corpo e se caso alguém infringisse sua ordem não terá compaixão.Então chega a noticia de que o corpo sumiu e logo Creonte condenou o guarda por ceder em troca de dinheiro, mas ele negou e afirmou que ele encontraria o culpado.Quando descobriram que Antígona tinha feito as honras ao seu irmão desrespeitando ao rei com as próprias mãos o enterrava, entregue ao rei a mesma assumiu toda a responsabilidade de seus atos e afrontou ao rei defendendo o direito tirado de seu irmão.Sua irmã Ismênia teve suspeitas de participação do ato mas Antígona não permitiu que culpa alguma caísse sobre ela .Mesmo sendo noiva de seu filho Creonte a condenou a morte e disse que seu filho poderia arrumar outra noiva. Hêmon não ficou contra seu pai mas muito amargurado com o acontecimento escutou seu pai honrar suas ordens e cumpir-las pois para ele o descumprimento seria passar pó um mentiroso covarde,seu filho com palavras sabias e conselhos tentou mudar sua decisão mas continuou intransigente. Assim então Antígona foi levada para ser encerrada viva com comida apenas para um dia triste e desolada em amarguras se dirige para o tumulo de pedras tudo por praticar ao seu irmão um ato de piedade.

Analisando a historia Antígona podemos acompanhar um embate do direito natural e o direito positivo, situação inacreditável capaz de emocionar e sensibilizar a qualquer um, pois as regras imposta pelo rei, ou seja, o direito positivo que significa as leis imposta sobre a sociedade e a autoridade dada ao rei não permitiam a quebra destas normas por este motivo Creonte o rei não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com