TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de historia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este Relatório tem por finalidade trazer o conhecimento de uma aula-passeio feita por experimentação dos alunos do curso de Pedagogia, que por sua vez se inspiraram em um dos conceitos básico de um dos grandes nomes da Pedagogia Freinet. A experiência feita pelos alunos mostrou alguns pontos em que se pode trabalhar com aula-passeio dentro das salas de aula, seja com alunos crianças ou adultos a mesma trás liberdade e criatividade não só para os alunos, mas como também para os mediadores que realizam esse tipo de aula contemporânea.

Com base nesse eixo citarei os benefícios e as dificuldades do professor ao realizar esse método (aula-passeio) dentro das escolas. Freinet explica que aula-passeio trás para o aluno uma nova visão de mundo e que o mesmo passa ser mais critico e observados dos espaços naturais com isso se ganha liberdade de expressão, criatividade, quebra de paradigmas, entre outros benefícios para as demais disciplinas.

Em relação à aula-passeio realizada pelos alunos do curso de pedagogia, foi feita uma visita a Rua da Bahia em Belo Horizonte, Minas Gerais. A aula nos propôs uma ideia do que se pode aprender com esse método e do conhecimento arquitetônico da Rua da Bahia. A visita foi guiada por duas Professoras cujas mesmas nos explicou a cada momento os vários processos de transformação e evolução patrimonial da Rua da Bahia, seus conceitos de atualidade e experiências vivenciadas na mesma há anos passados. A Rua da Bahia nos trás a memória de como a contemporaneidade se entrelaçam de forma mista e natural da Rua, apesar de muitos casarões terem sido modificados ou até mesmo destruído a visualização da Rua da Bahia é um marco para o entendimento da nossa História. Sendo assim é possível fazer a ligação entre o seu passado e o seu presente.

Desenvolvimento

As ideias trazidas pela aula-passeio é uma reflexão complexa aos olhos de uma novidade para o professor, a complexidade vem da falta de informação e interesse do mesmo, pois a aula-passeio não é uma tarefa fácil de se organizar, a mesma possui objetivos gerais e exige um raciocínio de interagir os alunos com o meio social de seu espaço natural. Com tanta diversidade do ambiental fica fácil adquirir conhecimento e agregar valores ao social do cidadão.

A Aula-passeio pode ser trabalhada em diversas formas, como por exemplo, antes da visita ao ambiente os alunos poderão tomar conhecimentos prévios sobre a área que será visitada e assim poderão chegar ao local tendo um  conhecimentos básico sobre o espaço visitado, sendo assim a exploração será mais fácil e prazerosa para os alunos desenvolverem seu senso critico de forma clara e bem objetiva. Aula-passeio é um método lúdico com base na experimentação dos valores dos espaços naturais, para Freinet a aula passeio possibilita um interesse maior dos alunos para educação uma vez que o mesmo não se interessa pela sala de aula e sim pelo que está fora dela. Para tal pratica é preciso saber das condições e ritmos dos alunos, a aula-passeio é um meio de transfusão de conhecimento teórico e pratico dos alunos, com isso os mesmos participam de uma metamorfose no processo social, ou seja, a evolução do cidadão como um todo. Em todo momento Freinet enfatiza a modernidade como eixo do contexto para ele a modernidade é algo constante que vivemos e que precisa ser enfatizada como prioridade para transformar o que é tradicional em moderno.

{...}a pedagogia de Freinet está colocada sob a égide da escola moderna e não da escola nova. O educador francês justificou a opção pela expressão escola moderna porque, segundo ele, está mais preocupado em modernizar, adaptar a escola tradicional às necessidades do mundo moderno... explicou que modernizar não é apenas adquirir material novo ou tentar fazer os alunos participarem mais da aula, ou resolver todos os exercícios, Nem mesmo organizar  cooperativas, editar um jornal ou praticar a correspondência interescolar. Modernizar a escola é, sobretudo, fazê-la encontrar a vida, mobiliza-la, dar-lhe um objetivo que esteja coerente com as exigências do presente e do futuro (SAVELLI et al, 2005, p. 6).

O Professor deve levar em consideração o conhecimento prévio que o aluno tem em relação aos conteúdos estudados em sala de aula, pois cada um tem uma visão de mundo, uma cultura diferentes umas das outras. A Aula-passeio possibilita a quebra da imobilidade e do parâmetro tradicional tendo em vista o contato dos alunos com a realidade da sociedade. Essa é a base do inicio de uma aula-passeio evolutiva e proveitosa para todos, aula-passeio deve estar vinculada e organizada de acordo com fundamentos coletivos, criativos e de ordem argumentativa.

A Aula-passeio realizada pelos alunos do curso de pedagogia teve como intuito o conhecimento dos patrimônios culturais e a preservação dos mesmos, fazer uma leitura da Rua da Bahia baseada na memória construída e logo após uma evolução da modernidade necessária por causa do crescimento populacional e econômico do país, foi uma experiência de grande valia, pois podemos relacionar o que Freinet diz sobre o método da aula-passeio com uma vivencia da realidade. Trouxe-nos o prazer de descobrir na Rua da Bahia lugares em que passamos todos os dias, mas não observamos por causa da correria do dia a dia ou por não darmos importância aos nossos habitat natural. Trabalhar com a Rua da Bahia foi trazer a tona os antigos costumes valorização do ambiente e trazer marco da memória passada para a contemporaneidade em que vivemos.

“A partir da memória dos sentidos e da tradição, e não apenas da memória da história, poder-se-ia retomar a legitimidade desse processo, não copiando ou refazendo os objetos do passado, mas continuando a inventá-los”. (CAMPELLO,1994)

Realizar esse trabalho despertou interesse dos alunos por memórias que devem ser lembradas para o entendimento da nossa História, devido a isso é necessário à preservação e o registro da nossa História, cultura, moral e patrimonial. A Rua da Bahia é um local onde se começa no centro da cidade e se estende até na parte zona sul de Belo Horizonte, com sua diversidade arquitetônica e patrimonial se percebe construções antigas que com o tempo foram sendo restauradas e modificadas ao longo dos anos. O prédio que me chamou mais atenção tem hoje como funcionamento uma Instituição de ensino (UNA), que por sua vez trás lembranças da História de Belo Horizonte para os próprios alunos que estudam na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com