Desafio Profissional Tecnologia na Educação
Por: crissmunizz • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.468 Palavras (10 Páginas) • 448 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LETRAS
2º BIMESTRE
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
TUTORA GLAUCINEI DUTRA GALVÃO
CRISTIANE MUNIZ DE PAULA MARINHO - RA 2865968736
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
LAVRAS / MG
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................. 3 |
DESENVOLVIMENTO ...................................................................................4 |
PASSO 01....................................................................................................5 PASSO 03....................................................................................................8 |
REFERÊNCIAS.................................................................................................12 |
INTRODUÇÃO
No contexto atual, sabemos que a tecnologia se faz presente nas escolas para o auxílio em variadas tarefas, cadernos e agendas por exemplo foram substituídos pelo computador. A tecnologia também é usada hoje para o auxílio dos professores, como na elaboração de provas que foi enriquecida com o uso de softwares e editores de texto.
Chegamos em um momento, porém em que a presença dos recursos tecnológicos deve deixar de ocupar apenas o espaço administrativo e passar a ser ricamente aproveitada no ambiente onde será mais útil: a sala de aula.
O presente trabalho tem como objetivo justificar o uso das tecnologias na educação. Falaremos sobre a implantação de novas tecnologias em uma ONG, analisando como essa novidade poderá acrescentar conhecimento às crianças e adolescentes. Falaremos também sobre a necessidade de haver uma capacitação específica do professor para que possa auxiliar o processo de ensino aprendizagem, enriquecendo as aulas e fazendo com que o aluno tenha interesse pelo conhecimento nesta era tecnológica.
DESENVOLVIMENTO
Quando analisamos nosso modo de viver nos dias atuais, podemos constatar que estamos diante de uma nova e moderna sociedade. O século XXI vêm sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia, a informação se tornou acessível, as pessoas podem receber e transmitir informação em uma busca infindável de conhecimento.
Porém a escola é uma instituição que ainda resiste às transformações tecnológicas.
Não restam dúvidas que as crianças e os adolescentes estão inseridos em um contexto onde a tecnologia está fortemente presente, e essa inserção traz grandes impactos ao ambiente escolar. A escola não pode mais lutar contra essa mudança na sociedade, para um aluno dessa nova “geração tecnológica” que interesse pode haver em uma aula, sem movimento, sem interação, onde o professor usa apenas a lousa? Essa aula pode levar o aluno a adquirir o gosto pela aprendizagem escolar?
Esse tema vem sendo bastante debatido. Se os recursos tecnológicos se fazem necessários dentro da sala de aula, o grande desafio lançado para escolas e professores é sobre como usar esses recursos a favor do ensino.
O uso da tecnologia pode ser muito proveitoso em sala de aula para o estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais interessantes e fazendo com que o aluno interaja mais. O professor passa a contar com objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, como suporte às aulas.
Entretanto, não são apenas benefícios que o acesso à tecnologia dentro da sala de aula pode trazer, as redes sociais, por exemplo são vistas como “as principais vilãs” quando o assunto é distração. O uso de recursos tecnológicos pode gerar alguns problemas devido à má utilização pela falta de capacitação, ou mesmo de interesse dos profissionais responsáveis.
O perfil de aluno nos dias atuais mudou, sendo assim o perfil de professor também precisa se transformar para seguir essa mudança. É necessário que os educadores tenham o interesse de se inteirar sobre os novos processos de inovação da didática, buscando continuamente se atualizar através de cursos de reciclagem e até mesmo utilizando a própria interação com os alunos para entender o universo deles.
No contexto de nossa sociedade atual a inserção do uso dos recursos tecnológicos no programa curricular de aprendizagem nas escolas tornou-se imprescindível, o desafio de todos é encontrar maneiras de utilizar a tecnologia de forma que ela enriqueça o processo de ensino fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma significativa contribuindo a favor da educação e não contra.
PASSO 01
Como exemplo de aplicação de recursos tecnológicos iremos visualizar o projeto da ONG Esperança, eles tiveram a iniciativa de elaborar um projeto chamado “Esperança com tecnologias para a educação”. Esse projeto será financiado por uma instituição internacional que financia relevantes projetos educacionais e atuará em várias áreas e ambientes tais como brinquedoteca, sala de artes, oficina de musica etc....
Veremos a seguir o relatório de umas das áreas que o projeto irá atuar:
Projeto “Esperança com tecnologias para a educação”
- Ambiente:
Sala de estudo para reforço escolar.
- Usuários:
Crianças e adolescentes.
- Recursos tecnológicos:
Computadores conectados à internet e data show
- Justificativa e estratégias de uso:
O uso da internet trará aos alunos o acesso à conteúdos escolares possibilitando que tirem dúvidas e que possam aprofundar seu conhecimento em temas específicos pesquisando textos, imagens e vídeos. Os alunos da ONG Esperança poderão também fazer cursos de reforço online através de videoaulas. Essas atividades poderão ser feitas individualmente, em qualquer horário.
...