TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro didático de geografia

Por:   •  21/5/2015  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Jacqueline Paiva de Rezende

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Referência: ALONSO, Myrtes. A gestão/administração educacional no contexto da atualidade. In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Myrtes. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. cap. I, p.23-38.

  • A gestão/administração educacional no contexto da atualidade.

Neste capítulo, a autora expõe as questões relacionadas com a gestão educacional atualmente, e analisa todas as questões que podem envolver este tema. (p.23)

Em seguida critica o processo de escolha dos diretores e o que se espera alcançar dentro das instituições, tendo côo figura mais representativa o diretor, sendo que há muitas tarefas a serem desenvolvidas dentro da escola, então essas tarefas começam a se descentralizar e desconcentrar, fazendo com que as tomadas de decisões e as atitudes tomadas dentro da instituição envolvam toda a comunidade escolar. (p.23)

Com as mudanças tecnológicas os gestores têm de estar atento ao caráter flexível, democrático e participativo á nova forma de ver a escola e a sociedade, servindo para o trabalho pedagógico e o campo administrativo. (p.24)

Mas ainda se vê muita relutância da parte das administrações para reconhecer este novo modelo e incorporá-lo, sendo assim a gestão continua no padrão tradicional de ensino, utilizando-se dos velhos formatos pedagógicos e administrativos, que hoje são ultrapassados, e não tem um olhar da nova realidade social e o contexto do espaço escolar. (p.24)

  • A Gestão Escolar no atual contexto educacional

Para analisar a escola hoje, temos que partir do contexto em que ela está inserida atualmente, verificando sempre o modo como ela baseia suas políticas, como ela age, quais seus objetivos, sua função na sociedade, entre outros. Mesmo que a escola seja vista como algo acima, em alto desenvolvimento, ainda há pouca abertura para o exterior e ainda matem seus planejamentos pedagógicos e administrativos diferentes. (p.25-26)

Sendo que se pode observar que até a pedagogia tradicional, vê e acredita em uma idéia que aprender significa assimilar os conhecimentos de fora pra dentro, colocando no professor o papel da fonte do conhecimento, vendo o aluno apenas como um absorvedor de tudo o que lhe é ensinado, entendendo assim que o aluno aqui não está na posição de transmissor de conhecimento. Assim o gestor tem a função de dar ordem e cumprir fielmente as leis impostas e levantar e resolver questões que não podem e nem devem ser resolvidas pelos professores, já que o diretor (gestor) é a autoridade maior. (p.26)

  • O novo cenário decorrente da Revolução Tecnológica.

O modelo citado anteriormente satisfez a sociedade e a escola por um tempo, mas sempre se mostrou atrasado e ineficaz para o tempo em que nós vivemos agora, atualmente, na era tecnológica em que vivemos a escola tem que ensinar conhecimentos que esteja em consonância com a vida do aluno, ou seja, não se deve ensinar conceitos abstratos, que nunca se faz presente na vida daquele indivíduo. (p.27)

Conforme visto acima, para que a educação possa desenvolver seu papel corretamente na contemporaneidade, é necessário que a educação passe por uma reforma e que seu significado seja revisado para que cumpra seu devido papel na sociedade. Verifica-se também que as instituições que procuravam se apossar e utilizar-se de novas estratégias e que procuram se adaptar com os conhecimentos atuais tendem a ter maior chance de formar cidadãos críticos, ativos e conscientes, e a partir daí apresentam melhores resultados ao enfrentarem os desafios de hoje em dia. (p. 28-29-30)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com