TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Cognitivo-comportamental

Pesquisas Acadêmicas: Terapia Cognitivo-comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

Terapia Cognitivo-comportamental

O Transtorno Ansioso Social, vulgarmente chamado de fobia social, é um transtorno ansioso, caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconfortos desencadeados pela exposição à avaliação social, o que ocorre quando o portador precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. Tudo isso ocorre até o ponto de interferir na maneira de viver de quem a sofre.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é forma de terapia que viabiliza o tratamento da fobia social sem o uso de medicamentos, fazendo com que o paciente revise as situações de ansiedade nas análises com o terapeuta.

O método cognitivo-comportamental é o meio mais eficaz para a redução da ansiedade, uma vez que o terapeuta reproduz a situação fática vivida pelo paciente e o ensina a controlar o excesso de ansiedade para tais relações. O avanço do referido método traz em seus treinamentos feitos pelo terapeuta, práticas que podem ser desenvolvidas pelo paciente para controlar a sua própria ansiedade, sem que o mesmo se torne dependente do uso contínuo de remédios.

Porém, a utilização do método cognitivo-comportamental juntamente com o método farmacológico, ou seja, com o uso de medicamentos controlados, tem dado resultado significativo no controle da ansiedade, uma vez que o remédio auxilia de forma rápida e o método cognitivo ensina o paciente a controlá-la.

Este Transtorno Ansioso Social pode ser controlado, pode ser tratado, entretanto, muitas vezes o que nos falta são profissionais de saúde tecnicamente qualificados para abordar os pacientes em relação a sintomas da fobia social e reconhecer este transtorno quando seus sintomas são gritantes.

Por fim, a combinação de um bom método cognitivo-comportamental aliado a um profissional especializado, pode fazer com que o paciente interaja normalmente com o ambiente social de forma segura a não temer o estranho que lhe espera, controlando sua ansiedade para melhorar sua viva sob o aspecto intersocial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com