TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

~Mediçoes No Laboratorio - Topicos Importantes Para A Primeira Aula

Trabalho Universitário: ~Mediçoes No Laboratorio - Topicos Importantes Para A Primeira Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Densidade

A densidade absoluta de um corpo homogéneo define-se como a razão entre a massa desse objecto e o seu volume e, determina-se pela formula ρ=m/V.

A sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o kg/m^3. A densidade é uma propriedade intrínseca de uma substância e não depende da massa nem do volume do corpo.

O método directo para determinação da densidade de um sólido de forma geométrica regular consiste em calcular o seu volume, a partir de medições directas realizadas nas diferentes dimensões do corpo e determinar a sua massa por meio de uma balança.

No presente trabalho laboratorial utilizaremos um paralelepípedo recto, um cilindro recto e uma esfera.

O volume do paralelepípedo recto calcula-se multiplicando os comprimentos de três arestas que convergem num mesmo vértice.

Neste caso teremos V=a∙b∙c

É um corpo cujas geratrizes são perpendiculares às bases. O volume de um cilindro recto de base circular, de raio e altura, obtém-se multiplicando a área (área do círculo) pela altura.

V=π∙r^2∙h

Esfera é um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua cujos pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior chamado centro, ou seja, é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma. O volume duma esfera de raio r obtém-se usando a seguinte fórmula: V=4/3.π.r^3

Os principais instrumentos de medição que serão utilizados no laboratório:

Paquímetro

Micrómetro

Balança

Paquímetro

O paquímetro é um instrumento de medida constituído por uma escala principal (M) e uma escala auxiliar chamada nónio. Utiliza-se para medir diâmetros exteriores, interiores e profundidades, de acordo as partes do instrumento usadas para efeito.

A figura abaixo mostra um paquímetro:

A menor divisão da escala fixa vale 1 mm, e a escala móvel tem 10 divisões que abarcam um total de 9 divisões da escala fixa. Portanto, a precisão deste instrumento é igual a 0,1mm. A precisão do paquímetro determina-se pela razão entre a divisão mínima (1 mm) pelo número de divisões que o nónio apresenta.

Para medir o comprimento de um objecto com o paquímetro, coloca-se o mesmo entre o zero da escala fixa ou principal e o zero da escala do nónio.

Micrómetro

O micrómetro é um instrumento que a ferir as dimensões de um objecto (espessura, altura, largura, profundidade), e têm grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie, como peças de máquinas.

O micrómetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que o paquímetro, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nónio ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com