A Anatomia das Raízes
Por: Nitolas Rubens Sitoe • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 1.751 Visualizações
Índice
Introdução 1
Anatomia das raízes 2
Estrutura primária da raiz 2
Estrutura secundária da raiz 2
Absorção de água 2
Importância do sistema radicular na absorção 2
A água pode percorrer três caminhos através da raiz: 2
Sais Minerais 3
Conclusão 5
Bibliografia 6
Introdução
A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção da agua e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as função de reversa de substancias e de atracão em plantas aquáticas, entro outras. A raiz é caracterizada como um órgão cilíndrico, aclorofilado que se distingue do caule por não se apresentar dividida em nos e internos e por são formar folhas ou gemas.
Anatomia das raízes
É o estudo da estrutura interna do organismo e dos seus componentes, e a classificação do corpo humano, a situação e relações das diferentes partes do corpo animal ou planta.
O termo anatomia tem a sua origem etnológica na palavra grega (amotommein) que quer dizer cortar sucessivamente.
durante muito tempo os conhecimentos sobre a anatomia esta leviamente baseado simplesmente em estudo de vegetais e de animais sem vida. Porem, para ter-se uma compreensão mais exacta do termo passou-se a estudar o organismo que estivesse vivo.
Anatomia também tem um importante aspecto e que aúne a outras ciências filosófica dando o nome
Estrutura primária da raiz
É a estrutura inicial, formado pelos meristemas primarias primários praticamente iguais com pequenas diferenças, nas dicotiledoneas e nas monocotiledoneas, divide-se em duas regiões: casca e cilindro central .
Estrutura secundária da raiz
As raízes na monocotiledoneas raramente engrossam enquanto que as raízes das dicotiledoneas e das gimnosperma, depois de um certo tempo formam merispermas secundarias que vão fazer com que passem a aumentar de diâmetro durante toda sua vida.
Absorção de água
Ocorre por por dois caminhos em que um deles penetra pelo espaço intercelular e avança sem penetrar nas células, e outro caminho possivelmente é por dentro das células penetrando assim as sua paredes protoplastios porem em um ponto é obrigatória a passagem por dentro das células endógenos da raiz .
Importância do sistema radicular na absorção
Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, directamente pela epiderme. Os pelos radiculares actuam nesse processo para aumentar a superfície de contacto.
A água pode percorrer três caminhos através da raiz:
- Apoplasto: A água passa margeando o protoplasto, via parede celular.
- Simplasto: Nesse caso, a água passa de protoplasto a protoplasto por meio dos plasmodesmos.
- Transcelular: Nesse caminho, a água passa de célula a célula através das membranas celulares.
No caso dos nutrientes inorgânicos, a captação também ocorre pela epiderme, principalmente nos pelos absorventes de raízes jovens. Os íons movem-se da epiderme até a endoderme de maneira simplástica. Os minerais são absorvidos por meio de transporte activo.
Nas gimnospermas e angiospermas, a absorção dos nutrientes no solo é facilitada pela presença de fungos denominados de micorrízicos. Esses fungos associam-se aos sistemas radiculares e são importantes principalmente para a absorção de fósforo.
...