TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferenciação Celular

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

Íris Schuartz Praxedes Serafim

Diferenciação Celular

ANÁPOLIS-GO

ABRIL, 2018

Íris Schuartz Praxedes Serafim

Diferenciação Celular

Trabalho acadêmico exigido pela disciplina

Biologia Celular como requisito para a nota da

1VA  do Curso de Tecnologia em Processos

Químicos, orientado pela Profª Ms. Elaine Ferreira

ANÁPOLIS-GO

ABRIL, 2018

SUMÁRIO

  1. Introdução
  1. O que são as células?
  2. Célula Vegetal
  3. Célula Animal
  4. Célula Bacteriana
  1. Metodologia
  1. Procedimentos experimentais
  2. Resultodos
  1. Conclusão
  2. Referencias bibliograficas

  1. Introdução
  1. O que são as células?

A célula é a menor unidade do ser vivo.

Algumas células estão cobertas por uma membrana plasmática fina, outras aumentam esta cobertura membrosa, escondendo-se em uma camada externa de muco, construindo para si próprias uma parede celular rígida, ou se envolvendo com um material duro.

As células também são muito diversas nas suas necessidades químicas e atividades. Algumas requerem oxigenio para viver, para outras o oxigenio é letal. Algumas consomem um pouco mais do que ar, luz solar e água como máteria-prima; outras necessitam uma mistura cmplexa de moléculas produzidas por outras células.

Em um organismo multicelular, entretanto, existe uma divisão de trabalho entre as células, permitindo que algumas se tornem especializadas em um grau extremo para tarefas particulares e deixando-as depentes das suas células companheiras para várias condições básicas.

Uma célula se reproduz pela duplicaçao do seu DNA e depois se divide em duas, passando uma cópia das informações genéticas codificadas no DNA para cada uma das suas células-filhas. Por isso, as células filhas se parecem com as células parenterais.

  1. Célula Vegetal

As células vegetais são eucariontes e sua principal característica é a presença dos cloroplastos, que são organelas maiores do que as mitocondrias e ricos em clorofila sendo o principal pigmento fotossintético.

Além da membrana plamática, as células das plantas contem paredes celulares rígidas que protegem o citoplasma contra acões de parasitas etc. Os vacúolos podem ocupar a maior parte do volume das células vegetais.

O citoesqueleto fornece a estrutura da célula tanto na vegetal tanto na animal, responsável pelos movimentos, pelo transporte intracelular e pelo posicionamento das organelas, incluindo o movimento dos cromossos durante a divisão celular.

  1. Célula Animal

As células animais também são eucariontes são circundadas pela membrana plasmática e contem ribossomos. Entretando são muito mais complexas e apresentam um núcleo, organelas citoplasmáticas e  um citoesqueleto.

O núcleo contém a informação genética da célula, as mitocondrias exercem papel  fundamental no metabolismo energético e responsáveis pela geração da maior parte do ATP derivado da quebra de moléculas organicas.

Os lissomos fornecem compartimentos metabólicos especializados para a digestão de macromoléculas e várias reações oxidativas. Igual as celulas vegetais, as células animais tem retículos endoplasmáticos e o complexo de golgi, são dedicadas especificamente para a organização e o transporte de proteínas destinadas a secreção, a incorporação a membrana plasmática e a incoporação aos lissomos.

  1. Célula Bacteriana

As células de bacterias tem  a estrutura mais e essencialmente não contem organelas, nem mesmo um núcleo, são pequenas e em forma de esferas ou semelhantes a um bastão.

Elas frequentemente tem uma cobertura protetora resistente, chamada de parede celular, envolvendo a membrana plasmática, que cerca um único compartimento contendo o citoplasma e o DNA.

Sob condições ótimas, quando os nutrientes são abundantes, uma célula bacteriana pode duplicar-se em um espaço de tempo, as vezes 20 minutos. Em 11 horas, por divisões repetidas, uma única bactéria pode dar origem a 5 bilhões de descendentes.

Possuindo um organismo unicelular, praticamente qualquer material organico, desde madeira até petróleo, pode ser utilizado como alimento por um tipo de bactéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com