TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eugenia e Xenofobia

Por:   •  28/4/2017  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.860 Visualizações

Página 1 de 2

Eugenia

Antes mesmo do termo eugenia existir muitos povos já eliminavam pessoas que nasciam com má formações no corpo, deficiências e até doentes.

No ano de 1883 nasce o termo eugenia que se refere a ''evolução'' dos seres humanos através de um filtro apontando quem esta apto ou não a reprodução, como por exemplo pessoas que haviam doenças hereditarias, problemas mentais não estariam aptas a terem relações sexuais para não gerar mais pessoas com as mesmas doenças ou deficiencias, diversos cientistas apontam defeitos éticos na eugenia colocando-a como abuso da descriminação.

Em diversos paises pelo mundo a eugenia era colocada como proposta politica para haver uma ''higienie e profilaxia social''. Um grande caso de eugenia foi a Alemanha nazista que almejava a eliminação dos povos que não eram arianos e ''puros'' pois eles acreditavam que existia uma raça superior a eles e para alcançar ela deviam ter proles mais perfeitas com base nisso eliminaram todos os outros tipos de povos assim resultando no holocausto.

A eugenia teve duas fases a eugenia positiva e a eugenia negativa, a eugenia positiva tinha como base controlar os casamentos das pessoas para a proliferação das pessoas de ''sangue bom'' pois Galton falava assim:

Sangue ruim + sangue ruim = sangue péssimo

Sangue bom + sangue ruim = sangue ruim

Sangue bom + sangue bom = sangue melhor

Porem a eugenia positiva depois de um certo período as pessoas começaram a questionar essas praticas falando que elas não tinham bases cientificas suficientes, foi ai então que surge a eugenia negativa que foi quando Galton tentou fazer da eugenia uma religião. Nos Estados Unidos da América as ideias de Galton começaram a ganhar força entre os americanos principalmente os racistas que diziam que a aplicação mais pratica da eugenia seria a negativa. Diferente da eugenia positiva a eugenia negativa tinha como base a eliminação dos povos que continham o ''sangue ruim''.

Xenofobia

É o preconceito caracterizado pelo ódio de pessoas estrangeiras ou diferentes. Porem pode ser considerado uma doença pois a própria palavra já diz xeno do grego ''xénos'' (diferente) e fobia ''phobos'' (medo) nesse caso seria necessario o tratamento através de terapia .

Os americanos nos primórdios já eram bem xenofobicos, sempre dificultando a entrada de estrangeiros principalmente de origem latino e mexicano. O estrangeiro é coagido desde seu sotaque até suas ,condições socioeconomicas, habitos, aparencia fisica e crenças. Na europa o xenofobismo tem crescido bastante de uns tempos graças a crise economica.

Brasileiros, um povo que parece aceitar muito bem aquilo que é diferente porem ao contrario dos demais paises que a xenofobia acontece, o preconceito não esta naquilo que vem de fora e sim dentro do proprio pais e sua diversas regiões como por exemplo os sulistas se consideram superiores aos nordestinos devido os mesmos haver grande dificuldade de acesso a saúde, cultura, educação e condições mais dificeis de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com