A Oficina De Reutilização Do Óleo De Cozinha Para A Produção De Sabão
Por: vferronatto • 18/4/2023 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 86 Visualizações
OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO
Semana Municipal de Incentivo à Reciclagem de 15 a 21 de maio de 2022
Prefeitura Municipal de Canoas/RS
Facilitadora: Artesã Vivi Ferronatto (Voluntária do Canoas Lixo Zero)
A Oficina de Reutilização do Óleo de Cozinha para a Produção de Sabão tem o objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado e apontar um possível reaproveitamento através da produção de sabão como uma alternativa sustentável.
Por que reaproveitar o óleo de cozinha usado?
O descarte do óleo de cozinha usado na pia pode ocasionar diversos problemas como o entupimento do encanamento da sua residência, das redes de redes de esgoto e a contaminação da água e do solo.
Mas você pode dar um destino sustentável a este tipo de resíduo. Você pode pesquisar se no seu município há o recolhimento de óleo usado ou se há alguma instituição que receba esse tipo de material. Neste caso basta você armazenar seu óleo de cozinha usado em um recipiente e descartá-lo corretamente.
Ou ainda, você mesmo pode transformar seu óleo em um sabão para a limpeza de louças, panelas, roupas e limpezas em geral.
Atenção para os cuidados!
Para a transformação do óleo em sabão utilizamos um ingrediente “perigoso” chamado soda cáustica (hidróxido de sódio) que exige alguns cuidados durante a sua manipulação. Portanto o processo de produção deve ser realizado obrigatoriamente por maiores de 18 anos.
Equipamentos Necessários:
- Roupas de manga longa (preferencialmente roupas velhas)
- Sapatos fechados (preferencialmente sapatos velhos)
- Luvas
- Óculos de proteção
- Máscara de proteção
Processo de Saponificação
É o processo de fabricação de sabão. A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster de ácido graxo (óleo) reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento.
O éster usado para a produção de sabões é geralmente um triglicerídeo presente em óleos ou gorduras. O triglicerídeo, como o próprio nome indica, é um triéster derivado do glicerol, ou seja, é quando três moléculas de ácidos graxos se ligam a uma molécula do glicerol.
A base geralmente usada é o hidróxido de sódio e como produtos da reação são obtidos sabão e glicerina.
Esse processo de saponificação é uma técnica ancestral e ainda hoje alguns sabões são fabricados de maneira artesanal mediante o aquecimento de sebo (gordura animal ou vegetal que fornece o material graxo) e cinzas de fogueira (as cinzas de madeira possuem alto teor de substâncias alcalinas como carbonato de sódio e de potássio).
Vamos colocar a mão na massa?
Utensílios Necessários:
- Balança
- Termômetro (de cozinha ou laser)
- Balde
- Espátulas
- Mixer
- Fogão
- Panela
- Moldes (caixas de leite)
*NUNCA utilizar utensílios de alumínio.
Ingredientes Necessários:
- Óleo de cozinha usado
- Óleo de coco – OPCIONAL
- Água preferencialmente destilada/deionizada ou desmineralizada
- Ervas desidratadas (cravo, canela, alecrim, manjericão) – OPCIONAL
- Pó de café usado (seco) – OPCIONAL
Como fazer?
Ingredientes:
400g óleo de cozinha usado
100g óleo de coco
71g soda cáustica (com 97% de pureza ou mais)
172g água destilada
Modo de Preparo:
Na saboaria todos os ingredientes devem ser pesados em gramas (mesmo os ingredientes líquidos.
1.Pesar os ingredientes, cada ingrediente em um recipiente.
2.Misturar os óleos vegetais (óleo de cozinha usado + óleo de coco) em uma panela (esmaltada, de vidro ou inox), aquecer à mais ou menos 70°C e reservar.
3.Faça a lixívia (água+soda): Pegue o recipiente com água e inclua a soda cáustica dentro da água. OBEDEÇA ESTA ORDEM, NUNCA FAÇA AO CONTRÁRIO. Misture bem até que a mistura fique transparente. Esta mistura libera calor para o meio(reação exotérmica), portanto ela irá aquecer, tenha cuidado durante a manipulação.
...