A Resenha Gattaca
Por: calebluz • 29/6/2021 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Resenha, ‘Gattaca’(1997)
Calebe Nonato Luz - ITI41
O filme ‘Gattaca’ é um suspense de ficção científica, feito pelo diretor Andrew Niccol no ano de 1997. O filme apresenta um futuro tecnologicamente evoluído, especialmente na manipulação genética, onde a tecnologia “aprimora” até a reprodução humana, pois é capaz de gerar artificialmente indivíduos considerados perfeitos ou “válidos”. Nesta trama é relatada a história de um indivíduo, Vincent que tem o sonho de ser astronauta mas que é inferiorizado no contexto em que está inserido, já que foi concebido de forma tradicional, sendo então considerado um ”invalido”, em oposição aos que foram concebidos a partir do uso de tecnologia e manipulação genética que são considerados superiores em relação aos "inválidos".
Na história os “perfeitos” ou ''válidos" estão em posições de prestígio social enquanto os “imperfeitos”(que apresentam algum tipo de deficiência) estão em posições tidas como inferiores. Isso acontece com a personagem Vincent que, apesar de possuir inteligência notável, tinha problemas cardíacos e vivia em posições desfavorecidas como a de faxineiro, tendo diversas oportunidades negados devido a sua condição
No filme os ‘imperfeitos’ são constantemente marginalizados da sociedade e impedidos de pensar, já que são vistos pelos demais como seres que não são capazes de contribuir com a sociedade.
Na trama Vincent muda seu nome e currículo e se passa por ‘Jerome’, uma pessoa que é do grupo dos “Validos”, mas que sofreu um acidente, tornando-se incapaz de andar, e que ajuda o Vincent. Assim a personagem consegue ocupar posições superiores em uma empresa, se passando como um "válido" e usando de sua inteligência. O filme termina numa cena onde Vincent supera seu irmão (que era tido como um "válido”) numa corrida de natação, mostrando que o personagem não era inferior em nenhum aspecto por ser um “invalido”.
O filme traça um paralelo com a sociedade contemporânea onde diversas pessoas, inclusive as tidas como “deficientes”, são colocadas de lado apesar de serem completamente possíveis de agregar valor à sociedade como todos os outros. O filme também faz uma crítica em relação a manipulação genética questionando os limites de sua intervenção no funcionamento da sociedade, tendo em visto que tecnologias e poderes que são capazes de gerar exclusão de determinados grupos humanos devem ser analisados com cautela. Apesar de não ter uma direção perfeita e uma narrativa um tanto quanto entediante, o filme passa uma mensagem importante e pode ser recomendado para pessoas de um público um pouco mais velho.
...