A linfa e o sangue
Por: Cairo Inocêncio Fogo • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 663 Visualizações
Índice
A linfa e o sangue
Conclusão
Agradecimento
[pic 1]
A linfa e o sangue
A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelo ou rosado alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente por glóbulos brancos, que é transportado pelos valos linfáticos em sentido unidireccional é filtrado nos linfonodos ou nódulos linfáticos. Após a filtragem a linfonodos ou linfáticos. Após a filtragem, a linfa é lançada ao sangue desemborcando nas grandes veias torácicas.
A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lípidos parecidos em sangue mas com a diferença de que as únicas células que contém são glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos sem conter hemácias. A linfa é mais abundante do que o sangue.
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados e que tem como função manutenção a vida do organismo.
O sangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos, esse elemento figurado ou formadores) constituem a parte sólida do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55 restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro plasma sem fibrinogénio) é de aproximadamente 45º de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue são divididos em Leeucócitos (células de defesa) Bitrocitos (transporte de oxigénio) e Plaquetas (factores de coagulação sanguínea).
As células do sangue são de três (3) tipos: hemácias (ou eritrocitos, glóbulos vermelhos) leucócitos (ou glóbulos brancos) e plaquetas 8ou trombocitos).
O plasma, o componente líquido e formado por 90% de água ou 1% de substâncias inorgânicas (com potássio, sódio, ferro, cálcio), 7% de proteínas plasmáticas (abumina, imunoglobulinas e fibrinogénio principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não proteicas, resíduos resultantes do metabolismo, hormonas (hormónios). Apresenta dissolvidas gases como oxigénio e gás carbónico. Devido a presença da molécula de hemoglobina nas hemácias nos animais vertebrados o sangue é de cor vermelho.
A quantidade total do sangue no homem representa cerca de 8% da sua massa total.
A linfa tem a função de defesa e transporte de substâncias gasosos.
O sangue leva oxigénio as nossas células.
Durante o dia e noite, o nosso coração bombeia o sangue pelo corpo. A pulsação que sentimos no pescoço e no pulso é o sangue a ser bombeado.
O sangue viaja através de tubos de diferentes tamanhos (vasos sanguíneos chamados artérias) vias e capilares.
Num dia o sangue viaja 19.000 Km.
As válvulas controlam o fluxo do sangue.
...