ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE ARMAZENADA EM FRASCOS PLÁSTICOS DE LANCHONETES
Por: Julianne Miguel • 26/2/2018 • Projeto de pesquisa • 805 Palavras (4 Páginas) • 546 Visualizações
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE ARMAZENADA EM FRASCOS PLÁSTICOS DE LANCHONETES DE UMA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, DOURADOS-MS.
MIGUEL, Julianne Gonçalvesˡ; LODI, Kelly Cristineˡ; ABREU, Regiane Santosˡ; ASSIS, Tamires Pereiraˡ;
MONTEIRO, Perla Loureiro²
¹ Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Unigran
E-mail: julianne_miguel6@hotmail.com
² Prof. Msc. Em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Brasília-UNB - Docente do curso de Ciências Biológicas –UNIGRAN
E-mail: perla@unigran.br
A qualidade dos alimentos é um fator importante para a saúde do consumidor. Com o aumento da população, consequentemente aumenta-se o número de lanchonetes onde são servidas refeições rápidas, pois as pessoas procuram esses estabelecimentos devido à falta de tempo. De cinco refeições realizadas durante o dia pelo menos uma é feita fora de casa (FURLANETTO et al., 1982). Um dos condimentos utilizados pelas pessoas em seu dia-a-dia que esta sujeito a um crescimento microbiológico, é a maionese, no qual este é um molho emulsificante feito de ovos, vinagre e óleo. A introdução de microrganismos pode ocorrer através dos ingredientes. Segundo Borges et al. (2009), microrganismos indicadores são grupos ou espécies que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação, sobre a provável presença de patógenos ou sobre a deterioração potencial do alimento, além de poderem indicar condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento. A capacidade de crescimento e de sobrevivência dos microrganismos patogênicos nos alimentos depende, não somente das características físicas e nutricionais desses alimentos, como também de um conjunto de fatores extrínsecos e intrínsecos aos mesmos, tais como: temperatura, pH, atividade da água, cada um dos quais pode ser manipulado convenientemente, de modo a impedir a contaminação e o crescimento de microrganismos patogênicos (PINTO, 1996). O número de doenças relacionadas à alimentação tem aumentado expressivamente, devido à má conservação, e preparação de alguns alimentos. Sendo assim, todas as pessoas em todos os momentos, devem ter acesso a uma alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável, disponível, portanto em quantidade e qualidade nutricionalmente adequadas, além de livre de contaminações que possam levar ao desenvolvimento de doenças de origem alimentar (WORLD, 1984). O presente trabalho teve como objetivo, realizar análises microbiológicas de maioneses consumidas em lanchonetes de uma praça de alimentação de Dourados-MS.
Foram coletadas quatro amostras de maionese em pontos diferentes, sendo que para todas, as análises foram realizadas em duplicada. Já adquirida às amostras, as mesmas foram levadas para o laboratório onde foram realizadas as análises para determinação de cinco parâmetros microbiológicos, sendo Ágar SS para detectar a presença de Salmonella Shiguela, Ágar Sabouraud para fungos e leveduras, Ágar Baird Parker para Staphylococus aureus, Petrifilm AC para bactérias como mesófilas e psicotrófilas e Petrifilm EC para Coliformes totais e Coliformes fecais. Realizou-se então a diluição da maionese com a água peptonada para as análises e um difusor para homogeneizar as amostras com o Petrifilm e alça de platina para o estriamento nas demais amostras. A observação ocorreu num período de 48 horas.
...