Anatomia
Por: joaomoura47 • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
Fadire
Curso de Educação Física
Disciplina: Anatomia Humana
Professora: Micaela Oliveira
Aluno: João Batista Moura Costa
E-mail: joao-moura47@hotmail.com
O corpo humano é composto por vários sistemas que se ligam, onde um depende do outro. Cada um destes sistemas fica responsável por uma ou mais funções.
No sistema respiratório acontece a troca de gases com o meio ambiente ou seja, leva-se o oxigênio (O2) às células e elimina-se o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. As células usam o oxigênio na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como resultado final a liberação do Co2, que é feita de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório. E desta forma o mesmo controla o PH do sangue, ou seja, a sua acidez. Ele também é responsável por nosso olfato e por filtrar e umedecer o ar que inspiramos. Este sistema é muito importante e vital para o nosso corpo, é composto por: fossas nasais, que são responsáveis por capitar, filtrar e umedecer o ar que é inspirado, ele segue para a faringe e vai para a laringe onde mais uma vez é filtrado o pó que passa pelo nariz, o ar segue para a traqueia por onde é levado até os brônquio, que são dois dutos curtos que entram nos pulmões e dentro dele dividem-se várias vezes, até ficarem microscópios, quando serão chamados de bronquíolos, finalmente nos pulmões que são órgãos em formato cônico e abrigam os bronquíolos alvéolos. Externamente, apresentam uma fina membrana rica em fibras elásticas e internamente são revestido por um tecido o epitelial.
No sistema digestivo temos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. A boca é formada pelos dentes, pela língua e pelas glândulas salivais, e é responsável pela mastigação dos alimentos. Os carboidratos começam a serem digeridos quimicamente nesta região com o auxílio da ptialina. É também nela que o alimento é triturado, o bolo alimentar segue para a faringe que serve como um canal com função de comunicar a boca com o esôfago, que é um tubo fino onde o processo chamado de ondas peristálticas leva o alimento até o estômago, no estômago o alimento entra em contato com o suco gástrico que contém enzimas e ácidos, e é quebrado em moléculas cada vez menores. Mais uma vez o sistema nervoso libera hormônios e substâncias para estimular a digestão. No intestino delgado o alimento sofre digestão na região chamada duodeno, o pâncreas, uma glândula mista, secreta substâncias necessárias para continuar o processo, é também no intestino que ocorre a absorção dos produtos da digestão, nas regiões chamadas jejuno e íleo, que são capilares que distribuído pelo corpo por meio do sangue, o alimento segue para o intestino grosso, onde haverá a absorção de nutrientes. As substâncias que não são necessárias para o metabolismo seguem para o reto e são excretadas pelo ânus.
São funções do sistema circulatório: o transporte de material nutritivo e oxigênio para as células e o carregamento de resíduos do metabolismo celular para os órgãos, como o fígado e os rins, que farão sua eliminação. Compõem este sistema: o sangue, o coração e os vasos sanguíneos. O sangue é composto por glóbulos vermelhos conhecidos como hemácias, ou eletrólitos, são células anucleadas, circulares e bicôncavas responsáveis pelo transporte do oxigênio. Os glóbulos brancos são conhecidos como leucócitos, que exercem atividades nos vários tecidos do corpo e são responsáveis pela imunidade do organismo. O sangue circula dentro do coração passando através de quatro válvulas: aorta, pulmonar e as outras são as válvulas atrioventriculares direita (tricúspide) e esquerda (bicúspide ou mitral). O coração está localizado na cavidade torácica e é revestido por um revestimento fibroso, o tecido muscular que forma suas paredes é chamado de miocárdio. Quando os músculos cardíacos se contraem, recebe o nome de sístole e quando relaxam é chamado de diástole. O sangue chega ao átrio direito passa pela tricúspide e segue para o ventrículo direito e passa pela artéria pulmonar. Ao entrar no pulmão há uma troca de sangue e passando a ser sangue arterial, e ao entrar no átrio esquerdo que passa através da bicúspide para o ventrículo esquerdo e passa pela artéria aorta. Retorna ao coração como sangue venoso, através da veia cava inferior.
...