Anatomia
Por: Juliana Bernardo • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 2.307 Visualizações
11. Como são formados os nervos espinhais?
Os nervos espinhais são formados lateralmente a medula espinhal. Desta emerge uma raiz dorsal formada por neurônio sensitivo e uma raiz ventral formada por neurônio motor. Essas raízes se juntam e formam o nervo espinhal, que ocorrem em cada lado da vértebra, através do forame intervertebral.
12. Diferencie nervos unissegmentares e plurissegmentares.
Nervos unissegmentares são aqueles cujas suas fibras originam-se de um só segmento. Os nervos intercortais (com exceção dos nervos do plexo braquial e plexo lombossacral) são exemplos. Já os nervos plurissegmentares são aqueles que contém fibras originadas de mais de um segmento medular e são exemplo os nervos provenientes dos plexos.
13.Explique as diferenças anatômicas do Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático (Sistema Nervoso Autônomo).
Sistema Nervoso Simpático – Fibra pré-ganglionar toracolombar, neurônio pós-ganglionar em gânglios próximos da medula, fibras simpáticas pré-ganglionares são curtas enquanto as fibras simpáticas pós-ganglionares são longas.
Sistema Nervoso Parassimpático – Fibra pré-ganglionar no craniosacral, neurônio pós ganglionar em gânglios da parede visceral ou muito próximos, fibras parassimpáticas pré-ganglionares são longas e fibras parassimpáticas pós-ganglionares são curtas.
O sistema nervoso autônomo regula as atividades viscerais e outras estruturas que em geral não estão sob o controle voluntário. As fibras do sistema nervoso simpático tem origem em segmentos torácicos e lombares da medula espinal. È responsável por provocar estímulos que permitam ao organismos responder situações de estresse. As fibras do sistema nervoso parassimpático tem origem em nervos cranianos e por segmentos sacrais da medula espinhal. Funciona estimulando atividades relaxantes para o organismo, e considera-se que ele tem atividade antagônica ao simpático.
14. Faça um desenho esquemático ilustrando a anatomia do bulbo ocular e os componentes de cada uma das túnicas.
15.Descreva o órgão vestíbulo-coclear, citando suas divisões e os componentes de cada divisão.
O nervo vestíbulo-coclear está dividido em dois ramos sensitivos: o nervo coclear, que está ligado a audição; e o ramo vestibular, que está ligado ao equilíbrio.
O órgão vestíbulo-coclear é o responsável pela audição e pelo equilíbrio, também pode ser chamado de orelha. Fica localizado no nosso temporal, abrangendo parte externa e interna da caixa craniana. Ele é dividido em 3 grandes partes, que são a orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa é composta pelo pavilhão auditivo e pelo conduto auditivo e é a primeira porção do órgão responsável pela captação e condução do som para dentro do órgão. A orelha média apresenta o tímpano, os ossículos (martelo, bigorna e estapédio) e pela tuba auditiva. Essa parte é responsável pela recepção do som para posterior interpretação pelo cérebro.
...