Aula de Produção de Etanol
Por: Keliani • 18/3/2021 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
AULA PRÁTICA – PRODUÇÃO DE ETANOL
1. INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre através de um processo anaeróbico. Uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples através de um conjunto de reações enzimaticamente controladas, liberando energia. As leveduras e algumas bactérias fermentam açúcares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica. Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.
2. OBJETIVOS
Produzir álcool a partir da matéria prima, através do processo de fermentação, utilizando as leveduras previamente isoladas e ativadas.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 Fermentação
1. Misturar 1 L de caldo-de-cana com 1 L de água e esterilizar. Após resfriado, corrigir o pH com solução de ácido sulfúrico ou hidróxido de sódio ambos a 0,1 M, até pH 3,5 a 4,5 (preferencial 4,5).
2. Pesar as leveduras na proporção 9 g/L. Ativar as leveduras, dispersando-as em água morna (usar aproximadamente 80 mL). Após ativadas, transferir todo o volume para o biorreator e verificar o pH, corrigindo se necessário.
3. Rapidamente, utilizando proveta ou pipeta volumétrica estéril, retirar 20 mL da amostra (tempo zero) e identificar e congelar.
4. Coletar amostras de 20 mL a cada 24h, identificar (com fita crepe). Iniciar com o To. Os demais tubos serão: dia 01, dia 02 e dia 03.
5. Preparar um frasco para serem coletados 100 mL de amostra ao final da fermentação. Identificar e datar.
6. Para cada amostra (dos diferentes dias) medir o pH, o grau Brix, acidez total e contagem de células. Anotar os valores.
3.2 Análises
1. Etanol: Destilar exatamente 100 mL de mosto (vinho) e coletar o destilado. Transportar o destilado para um balão volumétrico de 100 mL, completar com água destilada. Realizar a leitura do teor alcoólico utilizando um alcoômetro de Gay-Lusac.
2. Contagem de células: Preparar os tubos de ensaio para a leitura. Para isso, coletar 1 mL da amostra fermentada (uma amostra em cada um dos tempos: t0= 0h, t1= 12h, t2 = 24h, t3= 36h). Diluir com 9 mL de água destilada. Colocar uma gota do corante fucsina e agitar no vortex, e proceder a contagem em câmara de Neubauer.
[pic 1]
Figura 1: Representação esquemática dos quadrantes de uma câmara de Neubauer.
3. Contagem da biomassa: Os fermentados deve ser centrifugados para separar a biomassa do sobrenadante. A biomassa deve ser transferida para uma placa de Petri, previamente pesada. Anotar o peso da biomassa úmida e depois de seca em estufa a 70ºC (aproximadamente 4 dias). Repetir este procedimento para todas as amostras. Anotar os dados em tabela.
4. Açúcares totais: Com auxílio de um refratômetro determinar a percentagem de sólidos solúveis (m/m). Para isso, colocar três gotas do caldo fermentado no refratômetro e ler a escala de °Brix. A quantidade de açúcares será em torno de 90%, assim calculado:
...