TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Por:   •  12/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

1- O coração é um músculo, mas suas células são unidas por junções. Quais são os tipos de junção que existem no coração? Qual a importância de cada um deles?

2- O que é a junção neuromuscular? Ela ocorre apenas em um tipo de músculo? Justifique.

3- Que consequências haveria para a atividade dos neurônios se:

a) Não existisse a bainha de mielina.

b) Os canais de sódio do axônio fossem voltagem dependentes, mas não tivessem um período refratário depois de estimulados.

Resposta questão 1

No musculo cardíaco as células se ligam por junções aderentes e se comunicam por junções comunicantes.

Um característica do músculo cardíaco é a presença de linhas transversais que aparecem em intervalos irregulares, esses discos intercolares representam complexos funcionais adjacentes:

Zônula de adesão _ representam a principal especialização da membrana na parte transversal do discointercalar, estão presentes também nas partes laterais e servem para ancorar os filamentos de actina dos sarcomeros terminais.

Os desmossomos _ unem as células musculares cardíacas impedindo que elas se separem sob a atividade contrátil do coração.

Junções comunicantes _ responsáveis pela continuidade iônica entre células musculares vizunhas.

Resposta questão 2

A junção neuromuscular compreende a parte terminal de um axônio motor que se liga a uma placa motora. Neste local o terminal axônico apresenta numerosas mitocôndrias e vesículas sinápticas com o neurotransmissor acetilcolina.

Não. Esse tipo de junção ocorre em vários tipos de músculos pois ele é o responsável pela comunicação entre o sistema nervoso e o tecido muscular, seja ele esquelético ou cardíaco por exemplo.

Resposta questão

a) O impulso elétrico se dissiparia não permitindo a propagação de um novo impulso. A condução do impulso nervoso se dissiparia para o meio, pois a bainha de mielina é considerado um isolante elétrico no processo de condução do pulso nervoso. Além de que, sem a bainha de mielina as transmissões elétricas, que ocorrem nas células, seriam muito lentas.

b) Isso não permitiria que a membrana invertesse sua polaridade, ela ficaria em um estado de polarização permanente. O que não permitiria a propagação de um novo impulso nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com