Resenha Biologia Celular E Molecular Luiz C Junqueira E José Carneiro Plt 2009
Casos: Resenha Biologia Celular E Molecular Luiz C Junqueira E José Carneiro Plt 2009. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayanenayara • 29/9/2013 • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 3.734 Visualizações
Os Vírus
Vírus não se multiplica, pois não possuem todas as enzimas e nem estruturas necessárias para fabricação de outro vírus, exceto quando o vírus parasita uma célula que as enzimas se utilizam para a síntese de macromoléculas que vão formar novos vírus.
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, parasitas moleculares, pois induzem a maquinaria sintética das células a sintetizar as moléculas que vão formar novos vírus.
Os Vírus que atacam as células vegetais não atacam as células animais e vice-versa, porém alguns vírus vegetais que, invadindo-as, multiplicam-se nas células de insetos disseminadores desses vírus de uma planta para outra. Vírus das bactérias são chamados de fagos.
Todos os Vírus são formados por duas partes, a primeira porção central que leva informação genética, isto é, um genoma constitui de ácido ribonucléico (RNA) ou Desoxirribonucléico (DNA) que estão contidas em códigos informações para produção de outros vírus iguais. Segunda Parte dos vírus é formado por uma porção constituída pro proteínas, que protege o genoma, possibilita ao vírus identificar células que ele pode parasitar e alguns dele facilitam a penetração nas células. Os ácidos ribonucléico (RNA) e o desoxirribonucléico (DNA) constituí o vírus e nunca estarão juntos num mesmo vírus.
Alguns vírus maiores e mais complexos apresentam invólucro lipoproteico, a parte lipotica desse invólucro vem das membranas celulares, mas as proteínas ou glicoproteínas são coidificadas pelo ácido nucléico do vírus.
Rickéttsias e Clamídias
As rickettsias e clamídias são células incompletas, por isso só proliferam no interior de uma célula completa,as bactérias delas são muito pequenas e constituída por células procariontes incompletas,elas são parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus carregam, codificada no seu ácido nucléico, a informação genética para formação de novos vírus, mas não contém organelas e, por isso, para se multiplicar usam maquinaria da célula. As células incompletas têm parte da maquina de síntese para reproduzir-se, mas precisam do suplemento que é fornecido pelas células parasitas, as células incompletas tem uma membrana semipermeável, onde ocorrem trocas com o meio, o que não acontece com o vírus. O invólucro que alguns vírus possuem e que , em parte, é constituído de moléculas celulares, perde-se quando esses vírus penetram nas células.
Só existem dois tipos de células as Procariontes e as Eucariontes. Nas células procariontes os cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana,caracteriza pela probreza em membranas, e a mesma é geralmente a única presente. Os seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas elas constituem as bactérias cianofíceas, ou algas azuis.
O Citoplasma das células procariontes em geral não apresenta outra membrana além daquela que o separa da membrana plasmática. A célula procarionte não tem citoesqueleto ao contrario das eucariontes que tem, A forma simples das células procariontes, em geral esférica ou em bastonete, é mantido pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregado á superfície externa da membrana celular , O Citoplasma das células procariontes não se apresenta subdividido em compartimentos.
Célula eucariontes se apresenta subdivido em compartimentos, onde um extenso sistema de membrana cria no citoplasma, microrregiões que contêm moléculas diferentes e funções especializadas. Essa célula tem duas partes: O Citoplasma que é envolto pela membrana plasmática, e o Núcleo que elo envoltório Nuclear. Elas são células ricas em membranas, que formam compartimentos que separam os processos metabólicos, existem grandes diferenças enzimáticas entre essas membranas.
O Citoplasma das células eucariontes contém as organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de golgi, lisossomos e peroxisosomos . Alguns autores consideram organelas apenas as estruturas envolvidas por membranas, como as mitocôndrias e os lisossomos, outros admitem como organelas todas estruturas intracelulares presentes em todas as células. O citoplasma pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas Lipídicas. Preenchendo o espaço entre as organelas e os depósitos, encontra-se a matriz citoplasmática ou o citossol.
Membrana Plasmática
È a parte mais externa do citoplasma, que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular que diferencia o do meio extracelular. È uma estrutura trilaminar que é comum ás outras membranas encontradas nas células.
As unidades de membrana são bicamadas lipídicas formadas por fosfolipídios que tem uma quantidade variável de moléculas protéicas, o folheto externo da bicamada lipídica da membrana plasmática apresenta muitas moléculas de glicolipídios, com as porções glicídicas se projetando para o exterior da célula.
Mitocôndrias
As mitocôndrias são organelas esféricas, freqüentemente alongadas, constituídas por duas unidades de membrana, a interna pregueada originando dobras em forma de prateleiras ou de túbulos. Sua função é liberar energias gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, produzindo calor e moléculas de ATP. A energia armazenada no ATP é usada para realizar o movimento,secreção e divisão mitótica.
Retículo endoplasmático
Existe uma rede de vesículas achatadas, vesículas esféricas e túbulos no citoplasma das células eucariontes, formando um sistema contínuo, eles tem uma parede formada por uma unidade de membrana que delimita cavidades, as cisternas do retículo endoplasmático que, tem um sistema de túneis que percorre o citoplasma. Distinguem-se o retículo endoplasmático granular ou rugoso que a membrana apresenta os ribossomos na sua superfície voltada para o citossol, e o retículo endoplasmático Liso, que é desenvolvido em algumas células,como, nas hepáticas e nas células da glândula adrenal.
Endossomos
São compartimentos de forma variáveis, que são responsáveis pelo transporte e digestão de partículas e grandes moléculas que são captadas pela célula através de uma variedade de processos conhecido como endocitose.
Existem dois tipos de endossomos: Os primários ou Iniciais que ficam perto da membrana plasmática e formam compartimentos de proteínas específicos determinando seu destino que
...