CARVÃO MINERAL E SUA HISTÓRIA EM CRICIUMA
Por: HANAY • 16/8/2016 • Seminário • 837 Palavras (4 Páginas) • 1.630 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE[pic 1]
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ADREI FIGUEIREDO
DOUGLAS MÜLLER DA SILVA
FELIPE MICHELS ARNS
HANAY ROSA DAS NEVES
JOÃO POSSAMAI
RELATÓRIO HISTÓRICO DA INDUSTRIA CARBONÍFERA LOCAL NO MUNICIPIO DE CRICIUMA, BAIRRO: SANTO ANDRÉ, SÃO DEFENDE E SÃO SEBASTIÃO- SC
CRICIÚMA, 2016
ADREI FIGUEIREDO
DOUGLAS MÜLLER DA SILVA
FELIPE MICHELS ARNS
HANAY ROSA DAS NEVES
JOÃO POSSAMAI
RELATÓRIO HISTÓRICO DA INDUSTRIA CARBONÍFERA LOCAL NO MUNICIPIO DE CRICIUMA, BAIRRO: SANTO ANDRÉ, SÃO DEFENDE E SÃO SEBASTIÃO- SC
Trabalho solicitado na disciplina de História e Filosofia da Ciência curso de Ciências Biológicas - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Prof. Maristela G Giassi
CRICIÚMA, 2016
1 INTRODUÇÃO
No Estado de Santa Catarina temos uma região conhecida como a mais forte região carbonífera, encontramos registros do inicio da movimentação carbonífera na região e a empresa que se destaca é a “Metropolitana ‘, que passou de uma empresa de corretagem imobiliária para uma empresa carbonífera em 1941 quando foi emitido seu decreto, que comprou jazidos de carvão que na época eram administradas por famílias italianas em seus propriedades.
Uma das primeiras empresas carboníferas da região é a empresa metropolitana que ainda hoje em outras regiões do estado se destaca em produção de carvão.
[pic 2]
Figura 1
[pic 3]
Fonte: Google eart
2 METODOLOGIA UTILIZADA
Foram utilizados fotos, entrevistas e material de pesquisa on-line
3 EMPRESAS CARBONÍFERAS NA REGIÃO
Desde o início da visita foi informado que neste local existia uma empresa de extração de carvão, caracterizando o local como sendo uma área de recuperação onde pode-se claramente identificar tanto de perto quanto de longe resíduos de “pirita”, loteamento desajustado e lixo orgânico e inorgânico a céu aberto. Devido a ser uma área antes denominada distante os valores de lotes eram baixos, porém após a desocupação da empresa está sendo ocupado aletoriamente por famílias posseiras.
Com a ocupação descontrolada, áreas que deveriam estar em quarentena para que seus resíduos sejam tratados adequadamente estão insdiscriminantemente depositando em seus organismos resíduos de gases tóxicos , que ainda são emitidos devido ao tratamento inadequado, também por este não estar sendo realizado adequadamente estão poluindo lençóis freáticos, estes que poderiam abastecer a região em questão e esterilizando as terras , impossibilitando que o solo seja usado para agricultura ou mesmo pecuária.
8 REFERÊNCIAS
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2420/1/Maur%C3%ADcio%20%C3%81vila%20Cardoso.pdf
Belolli, Mário et al. História do Carvão de Santa Catarina/ Mário Belolli, Joice Quadros, Ayser Guidi. Criciúma: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2002. 300 p. il.
http://www.mma.gov.br/destaques/item/8705-recupera%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%A1reas-degradadas
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2857-carvao-mineral-combustivel-fossil-fonte-energia-nao-renovavel-vantagens-desvantagens-reservas-impactos-problemas-danos-prejudicial-meio-ambiente-saude-poluicao-emissoes-gases-efeito-estufa-mudanca-climatica-aquecimento-global.html
...