Causas e Consequencias do aumento da pesca
Por: Fernanda Falconi Antoniazi • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 802 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso de Ciências Biológicas
Ecossistemas Aquáticos
Causas e consequências do aumento da pesca mundial
Orientadora: Prof. Dra. Sônia Silveira Ruiz
Fernanda Falconi Antoniazi – RA: C24744-8
Índice
Introdução ................................................. 3
Causas do aumento pesqueiro ................... 3
Consequências do aumento da pesca ......... 3
Conclusão ..................................................... 4
Referências ................................................... 5
Introdução
A pesca é uma das atividades mundiais mais antigas, proporciona um papel social e econômico fundamental, sendo essencial para a alimentação de alguns países e comunidades, gerando renda por meio de comércio.
Por outro lado, a sobrepesca ou pesca predatória é um problema global grave.
Causas do aumento pesqueiro
Uma das causas para tal problema é o fato de bilhões de pessoas dependerem da pesca para obter sua principal ou única fonte de proteínas. Os avanços na tecnologia pesqueira também facilitou com que os pescadores explorem cada vez mais os oceanos, ocorrendo um aumento ainda maior na pesca. Além desses fatores, não existem muitos regulamentos governamentais a um nível sustentável, facilitando a ilegalidade em algumas regiões, fazendo com que a pesca ilegal cresça e fature bilhões ao ano.
Consequências do aumento da pesca
A sobrepesca ocorre quando mais espécies são capturadas do que conseguem se reproduzir em tempo para os indivíduos serem substituídos, ou seja, algumas espécies de peixes estão sendo extintas. Dentre as espécies mais exploradas estão: o salmão selvagem e o bacalhau do Alasca, a anchova japonesa e peruana, cavala chilena, atum, sardinha e o bacalhau canadense.
“Um dos casos examinados ocorreu nos anos 1970 na costa da Namíbia, onde a pesca excessiva de sardinhas e anchovas abriu espaço para multiplicação de águas-vivas e de um pequeno peixe, o caboz. A pobreza calórica resultante derrubou a produção local de merluzas de 725 mil toneladas métricas, em 1972, para 110 mil, em 1990. As populações de pinguins africanos e alcatrazes-do-cabo caíram 77% e 94%, respectivamente, desde os anos 1970.”- Araia, Eduardo
O problema não fica somente na extinção de certas espécies e sim também ocorre uma influência na cadeia alimentar, pois as sardinhas e anchovas são presas de peixes maiores, aves e alguns mamíferos marinhos, causando mudanças no ecossistema. Outro efeito é na mudança climática, pois ocorrem impactos diretos e indiretos sobre as populações de peixes exploradas comercialmente, alterando a fisiologia, produtividade, estrutura e composição dos ecossistemas que dependem desses peixes para alimento e abrigo.
...