TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Hidrologico

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO AMBIENTAL 2º SEMESTRE

CICLO HIDROLÓGICO

Lajeado - RS

2015

CICLO HIDROLOGICO

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de:

Poluição e Resíduos Sólidos Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima; Jeanedy Maria Pazinato

Química Ambiental

Kenia Zanetti Molinari

Recursos Hídricos

Tais Cristina Berbet

Ética, Politica e Sociedade

Maria Carolina de Araujo Antonio

Seminário Interdisciplinar II

Vinicius Pires Rincão

Lajeado – RS

2015

1. INTRODUÇÃO

O ciclo hidrológico, assim como os demais ciclos presentes na natureza, é de tamanha importância pois faz com que o elemento presente no mesmo passe por vários estágios até retornar ao mesmo do início do processo e assim sucessivamente. Porém, no meio deste percurso de mudanças de fase, podem ocorrer diversos fatores que influenciam diretamente no bom funcionamento do ciclo, ou não. São estes fatores que devem ser estudados e controlados para uma melhor qualidade de vida aos seres vivos e também para haver equilíbrio na natureza. Tendo em vista tamanha importância que a água tem na vida de todos seres vivos, o presente trabalho busca através de pesquisas, demonstrar de maneira sucinta o que é o ciclo da água no planeta, enfatizando as ações antrópicas que desregulam e/ou prejudicam o sistema, comprometendo assim a qualidade de vida dos seres vivos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é Ciclo Hidrológico

O Ciclo Hidrológico, que também pode ser chamado de ciclo da água, se constitui de uma combinação de vários processos que ocorrem na natureza pelos quais a água inicia o seu caminho indo de um estágio inicial até retornar a posição primitiva. Este fenômeno de circulação da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, é impulsionado fundamentalmente pela energia proveniente do sol associado à gravidade e à rotação terrestre e às influencias antrópicas. A superfície terrestre abrange os continentes e os oceanos, participando do ciclo hidrológico a camada porosa que recobre os continentes (solos, rochas) e o reservatório formado pelos lagos, rios e oceanos. Parte do ciclo hidrológico é constituída pela circulação da água na própria superfície terrestre, ou seja: a circulação de água no interior e na superfície dos solos e rochas, nos lagos e demais superfícies líquidas e nos seres vivos (animais e vegetais). O intercâmbio entre as circulações da superfície terrestre e da atmosfera ocorre em dois sentidos: O sentido superfície-atmosfera, onde o fluxo de água ocorre principalmente na forma de evaporação das águas oceânicas e evapotranspiração continental; ou o sentido atmosfera-superfície, onde a transferência ocorre em qualquer estado físico, sendo mais significativas, em termos globais, as precipitações pluviométricas, o granizo e a neve.

3. OS PROCESSOS DO CICLO

Sabe-se que “Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração está em terra, só uma fração muito pequena (1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos” (1). Conforme as mudanças de temperatura no ambiente, a água muda o seu estado físico, originando assim o ciclo hidrológico.

3.1 Evaporação

A evaporação é um dos processos de mudança de estado da água. Ele ocorre quando a água de uma superfície livre (líquida) ou até mesmo uma superfície úmida, passa para a atmosfera na forma de vapor, em uma temperatura menor que a de ebulição.

3.2 Transpiração

Já a transpiração ocorre quando há evaporação causada pela ação fisiológica dos vegetais, ocorrida principalmente através dos estômatos, que são os anexos mais importantes relacionados a trocas gasosas.

3.3 Evapotranspiração

Esta fase é a junção da evaporação + transpiração. A água que se infiltra no solo fica sujeita a evaporação direta para a atmosfera e é absorvida também pela vegetação, que através da transpiração a devolve à atmosfera.

4. AÇÕES ANTRÓPICAS E SEUS EFEITOS

4.1 Poluição

Entende-se que poluição é tudo aquilo que compromete o equilíbrio de algum ambiente. “A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microrganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superiores à capacidade de absorção do meio ambiente.” (2). E, sendo assim, gerando efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com