FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA ENFERMAGEM
Por: peelii • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 205 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA
ENFERMAGEM
DIANA CRISTINA CARDOSO PINTO
ELISEU FERRAZ DE LARA
EMANUELLE APARECIDA ROMANATTO
GABRIELLY GARCIA BARBOSA
JOSE MARCELO PUTENCHEI
LILIANE APARECIDA FREITAS ALVES
LUANA CORREIA SOUZA
THIAGO HENRIQUE FACCION
PEDICULOSE
ITU – SP
2020
DIANA CRISTINA CARDOSO PINTO – RGM: 20528302
ELISEU FERRAZ DE LARA – RGM: 21253692
EMANUELLE APARECIDA ROMANATTO – RGM: 21246009
GABRIELLY GARCIA BARBOSA – RGM: 21681872
JOSE MARCELO PUTENCHEI – RGM: 22303481
LILIANE APARECIDA FREITAS ALVES – RGM: 21961875
LUANA CORREIA SOUZA – RGM: 20743726
THIAGO HENRIQUE FACCION – RGM: 2234815
PEDICULOSE
Trabalho sobre pediculose, como parte da avaliação referente ao 3º bimestre de Enfermagem, da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida do CEUNSP, desenvolvido durante a disciplina de práticas clínicas de introdução à enfermagem na saúde coletiva.
Orientador(a): Profª. Eli Maria.
ITU - SP
2020
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 TRANSMISSÃO 4
3 SINTOMAS 5
4 PERÍODO DE VIDA 5
5 TRATAMENTO 5
5.1 Não Medicamentoso 6
5.2 Tratamento Medicamentoso 6
5.2.1 Deltametrina 7
5.2.2 Permetrina 7
5.2.3 Monossulfiram 7
5.2.4 Lindano e benzoato de benzila 7
5.2.5 Ivermectina 7
6 PREVENÇÃO 8
7 MITOS 8
8 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A pediculose é uma doença parasitaria causada por piolho, que são seres que se alimentam de sangue e se reproduzem na superfície dos pelos e da pele, são resistentes a variação de temperatura, e depositam os seus ovos junto as raízes dos cabelos, presos por uma substancia que torna a sua solidificação em minutos. A sua confirmação pode ser feita através da presença de lêndeas ou piolhos no couro cabeludo. As lêndeas são caracterizadas por ovos dos piolhos, sendo facilmente detectada, pois são pontinhos brancos que ficam grudados aos fios de cabelo; já o piolho são pontinhos pretos que ficam andando pelo couro cabeludo, porem torna-se mais dificultada a sua percepção.
A infestação por Pediculus Capitis, é uma situação que a população mundial vem enfrentando, principalmente crianças em idade escolar, onde consequentemente acaba atrapalhando o rendimento na escola, diminuindo a autoestima e comprometendo as atividades do dia a dia.
As crianças contaminadas apresentam dificuldade de concentração, devido ao prurido continuo e o descontrole do sono, e em casos mais severos podem até desenvolver anemia por causa da hematofagia do piolho.
Os piolhos preferem ocupar a região occipital e auricular posterior, onde a coceira apresente-se mais intensa, gerando infecções dermatológicas secundarias, como por exemplo, impetigo e furunculose.
2 TRANSMISSÃO
A sua transmissão é realizada pelo contato direto, com maior incidência em situações com muitas crianças, como por exemplo, escola e creches.
Notou-se que no Brasil, que os principais afetados com piolho, são alunos da 1ª a 4ª serie, pois na escola acontecem diversas atividades e brincadeiras que são realizadas em grupo, ajudando com o contato direto entre as crianças, levando em conta que nessa fase da vida, a criança ainda não possui noções básicas de higiene, muitas das veze não tendo o conhecimento que está com piolho ou ter a noção que podem ser infectadas, tornando-se um grande problema de saúde pública.
Outro fator que podemos destacar, é que geralmente os pais trabalham fora de casa, passando consequentemente tempo longe dos filhos, e ficando sem o mesmo para olhar a cabeça das crianças, ou, em muitos casos, não possuem o conhecimento adequado para tratar essa infestação.
Algumas crianças não possuem sensibilidade suficiente para identificar a picada do inseto, consequentemente não apresentando nenhum outro sintoma, tendo por sua vez, uma grande infestação e disseminando o parasita para os colegas, enquanto outras se apresentam bastante incomodadas com a coceira ali presente.
3 SINTOMAS
O seu surgimento é mais comum em crianças, principalmente as que possuem cabelo longo. O primeiro e principal sintoma é a coceira, que quando intensa pode até causar ferimentos no couro cabeludo, orelha e até mesmo nuca. Quando a pediculose se encontra no corpo, é encontrado escoriações, manchas pequenas de coloração vermelha.
4 PERÍODO DE VIDA
O tempo de vida de um piolho é de aproximadamente seis semanas, onde os mesmo põem um total de a ovos, esses mesmos ovos se eclodem na faixa de sete a dias, ficando maduros e iniciando o seu ciclo parasitário, perfurando a pele do couro cabeludo e se alimentando do sangue do hospedeiro.
Normalmente as lêndeas que estão no comprimento do cabelo, são estão ocas, ou seja, mortas, já as vivas ficam presentes próximas ao couro cabeludo.
5 TRATAMENTO
A principal forma de combate a pediculose, usada pela população, é o tratamento químico, que são encontrados facilmente em farmácias ou até mesmo, fornecidos pelo posto de saúde, porém, em muitos casos esses meios de tratamentos são realizados de maneira errada, por meio de dosagem baixa quando usada com os cabelos húmidos, gerando uma resistência, tendo como consequência o uso medicamentoso repetitivo.
...