O Sistema Esquelético
Por: Bruno Ferreira • 12/5/2018 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 699 Visualizações
1.1 Objetivos
- O esqueleto humano é dividido em axial (central) e apendicular (adicionado).
- Os ossos são classificados em: longos, curtos, planos, irregulares, pneumático, sesamóide e hióide.
- Para diferenciar o esqueleto axial do apendicular basta observar que, o axial é formado pelo crânio, a coluna vertebral, o esterno e as costelas. Já o apendicular inclui os ossos dos membros e seus cíngulos apropriados.
1.2 Referencial teórico
O esqueleto é o conjunto de ossos que da forma, apoio e proteção ao corpo. É formado por 206 ossos e pode pesar até 11 kl. Fazem parte também do esqueleto os tendões, ligamentos e as cartilagens.
Os ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das articulações constituem o esqueleto. Sua função é proteção, sustentação, sistema de alavanca, fixação dos músculos, armazenamento de gordura e minerais e produção de sangue(hematopoiética) com grande importância para locomoção.
O sistema esquelético pode apresentar diferentes divisões como: esqueleto axial, apendicular superior, apendicular inferior, cintura escapular e cintura pélvica. Baseado na estrutura óssea podemos classificar os ossos curto, longo, plano, irregular, pneumático, sesamóide e hióide.
2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
- ESQUELETO: É um conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si para dar conformação ao corpo, proteção e sustentação de partes moles.
- ESQUELETO AXIAL: Compreende os ossos que formam a cabeça, a coluna vertebral e o tórax. Esta porção do esqueleto forma o eixo principal de suporte do corpo e protege o sistema nervoso central e os órgãos do tórax. Sendo assim, os ossos do esqueleto axial são os ossos do crânio e face, as vertebras, o osso sacro, o cóccix, as costelas e o osso esterno.
- ESQUELETO APENDICULAR: Inclui os ossos dos membros superiores e inferiores e os ossos pelos quais esses membros se articulam com o esqueleto axial, isto é a cintura escapular e a cintura pélvica.
-OS OSSOS são classificados em LONGO, CURTO, PLANOS E IRREGULARES. Ossos longos, o comprimento é maior que a largura. Ex. tíbia. Os ossos curtos, comprimento e largura são iguais. Ex. ossos do tarso. Ossos planos comprimento e largura são quase iguais. Ex. costelas. Ossos irregulares que sejam diferentes dos anteriores. Ex. ossos da face.
- OS OSSOS LONGOS possuem um corpo (diáfise) e duas extremidades um pouco expandidas; são encontrados nos membros, apresentam canal medular. Obs: podem possuir mais de uma classificação.
3 CONCLUSÃO
- O esqueleto é um conjunto de ossos que da forma, apoio e proteção ao corpo. Sua função é proteção, sustentação, sistema de alavanca, fixação dos músculos, armazenamento de gordura e minerais e produção de sangue.
- O sistema esquelético pode apresentar diferentes divisões como: esqueleto axial, apendicular superior, apendicular inferior, cintura escapular e cintura
...